Ontem, dia 21 de Maio, o CLAIM- Madeira do Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações comemorou com o movimento associativo da Região, Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira, Casa de Angola na Madeira, Núcleo de Trabalho do Funchal Doina – Associação de Romenos e Moldavos, a VENECOM e a associação Onda Russa, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.
De relembrar que este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.
Este ano, fizemos uma Levada pela Interculturalidade, a escolhida, por ser mais simples e acessível a todos, foi a levada que liga o Pico das Pedras às Queimadas. Esta atividade permitiu aos nossos imigrantes, para muitos pela primeira vez, de contactar com a nossa Floresta Laurissilva, Património da Humanidade desde 1999.
Pretendeu-se, também, aprofundar o conhecimento mútuo e sensibilizar para as questões que tocam diretamente a sociedade de acolhimento, pois um processo de integração é, ou, pelo menos, deve ser, multifacetado.
Não podemos deixar de agradecer a todos os envolvidos pelo sucesso deste convívio, nomeadamente, ao Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza IP-RAM pela cedência da casa de abrigo, à Empresa de Cervejas da Madeira e ao Pingo Doce pelos patrocínios.
A todos o nosso muito obrigada.
A Equipa do CCMM/CLAIM - Madeira
in CCMM