Resolução nº. 501/2016
Considerando a necessidade de promover um envolvimento mais ativo das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo na definição da política adotada pelo Governo Regional para as migrações;
Considerando que o Decreto Legislativo Regional nº. 5/2016/M, de 3 de fevereiro instituiu a organização regional para as comunidades madeirenses, criando o Fórum Madeira Global e o Conselho da Diáspora Madeirense;
Considerando que nos termos do artigo 8º. do diploma acima mencionado compete ao Governo Regional designar os 21 conselheiros efetivos que compõem o Conselho da Diáspora Madeirense.
O Conselho do Governo reunido em plenário em 4 de agosto de 2016, resolveu:
1- Designar para o Conselho da Diáspora Madeirense os seguintes conselheiros efetivos:
África do Sul
Egídio Cardoso
Tem 71 anos. Natural da Camacha. É empresário no ramo hoteleiro. Tem várias formações superiores na área da hotelaria. Pertenceu a várias associações quer comerciais como de cariz social. Várias vezes galardoado, reside em Worchester – África do Sul.
José Luis Silva
Tem 71 anos. Natural de São Gonçalo. É coproprietário da companhia Jomajo Tours e Enterprises, direcionada para o turismo. Jornalista em vários órgãos de comunicação social é ex-correspondente de vários jornais portugueses mantendo a sua ligação, de há mais de 3 décadas, com o Diário de Noticias da Madeira. Apresenta os programas “Café da Noite” e “Caleidoscópio” na Rádio Cidade e o programa “ Boa Noite África” na Rádio Veritas. Reside em Joanesburgo – África do Sul.
José Ilídio do Nascimento
Tem 57 anos. Nascido em Joanesburgo de pais madeirenses. Advogado /Comendador da Ordem do Mérito, Líder do HIP Alliance (Hellenic, Italian, Portuguese), Secretário da Câmara de Comércio Africa do Sul, Moçambique (SAMOZACC), Patrono da escola de Protea Glen Secondary (Soweto)), Membro do Conselho Internacional do IPJET a representar a África Austral, Advogado da diplomacia argelina, moçambicana, saurui e timorense na RAS, Membro do Órgão Consultivo do Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo.
Austrália
José Manuel Gois
Tem 63 anos, natural de Machico. É empresário no ramo da construção civil. A sua empresa é das cinco maiores empresas de construção civil em Sydney. Participa ativamente no movimento associativo português naquela cidade. Apoia várias causas sociais. Reside em Sydney - Austrália
João Adriano Menezes Faria
Nasceu em 1948 no Paul do Mar. Emigrou em 1964 para a Africa do Sul e posteriormente para a Austrália, em 1969. Começou como pescador de lagosta tornando-se em 1976 armador. Atividade que manteve até há 5 anos atrás altura em que montou uma empresa ligada à manufaturação de artigos para pesca. Durante 23 anos foi Presidente das Festas em honra de Nossa Senhora do Monte no estado da Austrália Ocidental. Reside em Perth.
Brasil
Cátia Cristina Capelo Ornelas Megiatto
Tem 36 anos. Natural do Funchal, é Doutorada em Química pela Universidade de Bordéus. É Professora Universitária na Universidade de Campinas – UNICAMP. Nos EUA realizou atividades de investigação como pós-doutorada, nas Universidades: New York University (USA), na University of California Berkeley e na Arizona State University. Em 2011, foi galardoada pela Academy of Europe com o Burgen Award, prémio que prestigia carreiras promissoras e futuros líderes nas suas áreas de pesquisa. Lidera um grupo de investigação, na Universidade onde leciona, focado na investigação de novos nano materiais para aplicação em tratamentos de cancro e doenças infeciosas. Reside em São Paulo - Brasil).
Maria Vieira Sardinha Gonçalves
Tem 50 anos. Natural de São Paulo, filha de madeirenses de Machico. Fundadora e Coordenadora Geral do Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira - Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira (infanto -juvenil).Segunda Secretária do Conselho Deliberativo da Casa da Ilha da Madeira de São Paulo. É membro da Comissão Paulista de Folclore – Núcleo Piratininga. Faz voluntariado em várias associações e instituições sociais e culturais. Reside em São Paulo – Brasil.
Canadá
José Assunção Teixeira Rodrigues
Tem 54 anos. Nasceu em Santa Cruz. Após uma primeira emigração para o Brasil regressa á Região, onde reside até aos 22 anos. Volta a partir, desta feita para o Reino Unido. Passa por Miami e estabelece-se definitivamente no Canadá em 1983. É Funcionário da F.C.A (Fiat Chrysler Automotive) desde 1987. Reside em Brampton, Ontário – Canadá.
Caraíbas
Jo-Anne S. Ferreira
Tem 50 anos. Natural de Trinidad e Tobago, neta de madeirenses. É Doutorada em Linguística, Línguas Minoritárias em Contato (com ênfase na língua portuguesa em Trinidad e Tobago). É professora de linguística (Senior Lecturer) na Universidade de West Indies (UWI), St Augustine. Reside em Diego Martin, Trinidad. É pesquisadora nas áreas de socio fonética, linguística de contacto (especialmente línguas em perigo de extinção e a sua revitalização), a história da língua e cultura portuguesas no Caribe, as variedades sul-americanas do crioulo francês.
CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa
José António Figueira Chaves
Tem 44 anos. Nasceu no Monte. Advogado e empresário. Administrador do Grupo Irmãos Chaves, empresa que tem como principal atividade, quer em Portugal Continental quer em Angola: construção civil e a promoção imobiliária; gestão e arrendamento de imóveis; gestão e administração de empreendimentos hoteleiros; gestão e administração de rent-a-car; e gestão e administração de condomínios. Reside na República de Angola.
EUA - Estados Unidos da América
José Leonel Teixeira
Tem 67 anos. Natural do Funchal. Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa. Foi Vice-Cônsul titular do Vice-Consulado de Portugal em Providence. Membro de várias associações e clubes nos EUA. Foi várias vezes agraciado, tendo sido, em 2014, condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, Grau Oficial. Reside em Pawtucket, Estado de Rhode Island, EUA.
Europa
José António Gonçalves
Tem 66 anos, natural do Funchal. Esteve sempre ligado à área do Turismo, quer como jornalista quer profissionalmente, quando dirigiu diversos departamentos internacionais da Melia Viajes. Neste momento é consultor, analista e assessor para várias entidades belgas e internacionais ligadas ao turismo. Desempenhou vários cargos ligados às Comunidades Portuguesas e às Comunidades Madeirenses. Foi condecorado em 2003 com a Ordem de Mérito Comercial, Grau Comendador. Reside na Bélgica.
Maurício Cysne
Natural de Fortaleza, filho de mãe madeirense. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Internacional, Relações Internacionais e Saúde Pública em universidades no Brasil, Estados Unidos e Suíça. É funcionário das Nações Unidas tendo trabalhado em questões de desenvolvimento junto ao Alto Comissariado dos Direitos Humanos, o Conselho de Segurança da ONU, e mais recentemente com a Organização Mundial da Saúde, onde serviu como Representante da ONUSIDA em Moçambique e Angola. Desde 2013, trabalha como Diretor de Relações Exteriores da UNITAID com sede em Genebra, Suíça, país onde reside.
Portugal
Casa da Madeira do Porto – Ricardo Jesus
Nascido em 1967, é natural do Monte. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Arquiteto como profissional liberal, foi várias vezes dirigente e é, atualmente, Presidente da Direção da Casa da Madeira do Norte, uma instituição de utilidade pública que se propõe promover e divulgar a arte e a cultura madeirenses, bem como proporcionar na sua sede um local de acolhimento e convívio a todos os madeirenses que permaneçam de forma temporária ou permanente no Norte.
Reino Unido
João Carlos Nunes
Tem 67 anos. Natural de São Pedro, Funchal. É empresário no ramo hoteleiro há 38 anos. É um dos organizadores do Portuguese Food Festival naquela Ilha do Canal. Individualidade muito ativa junto da nossa comunidade. Reside na Ilha de Jersey.
Venezuela
José Aleixo Vieira Mendonça
Tem 52 anos. Natural do Funchal. Emigrou para a Venezuela em 1982. É empresário. Paralelamente dedicou-se ao jornalismo participando em diversos projetos de portugueses que trabalhavam na divulgação de notícias da Comunidade Luso-Venezuelana. Na década de noventa começou a colaborar com o ‘Diário de Notícias’ da Madeira, na divulgação de reportagens e noticiário diverso sobre a presença dos Madeirenses em terras de Simón Bolívar. Em 1999 com outros portugueses residentes naquele país e com o apoio do jornal madeirense, criou o jornal ‘CORREIO de Caracas’, depois rebatizado de ‘CORREIO de Venezuela’ que é hoje um marco importante na comunicação entre os Portugueses e descendentes que vivem no País. Reside em Caracas, Venezuela.
José Francisco Fernandes De Freitas
Tem 44 anos. Natural de Caracas. Licenciado em T. S. U. Mecánica de Mantenimiento pelo Instituto Universitario de Tecnología Industrial. É cantor e empresário. Fundou em 1995 a Organização Musical Aries, CA. Desempenhou vários cargos dirigentes no Centro Social Madeirense de Valência, sendo que, neste momento é membro do Conselho Fiscal daquela associação. Pertenceu ao Conselho Consultivo do Corpo Consular de Portugal na cidade de Valência. Recebeu em 2010 a Comenda “ Sol de Carabobo” concedida pelo Estado do Carabobo.