Resolução nº. 501/2016

Considerando a necessidade de promover um envolvimento mais ativo das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo na definição da política adotada pelo Governo Regional para as migrações;

Considerando que o Decreto Legislativo Regional nº. 5/2016/M, de 3 de fevereiro instituiu a organização regional para as comunidades madeirenses, criando o Fórum Madeira Global e o Conselho da Diáspora Madeirense;

Considerando que nos termos do artigo 8º. do diploma acima mencionado compete ao Governo Regional designar os 21 conselheiros efetivos que compõem o Conselho da Diáspora Madeirense.

O Conselho do Governo reunido em plenário em 4 de agosto de 2016, resolveu:

1- Designar para o Conselho da Diáspora Madeirense os seguintes conselheiros efetivos:

 

África do Sul

Egídio Cardoso

JoseEgidioNobregaVieira pequeno

Tem 71 anos. Natural da Camacha. É empresário no ramo hoteleiro. Tem várias formações superiores na área da hotelaria. Pertenceu a várias associações quer comerciais como de cariz social. Várias vezes galardoado, reside em Worchester – África do Sul.

José Luis Silva

JoseLuisSilva

Tem 71 anos. Natural de São Gonçalo. É coproprietário da companhia Jomajo Tours e Enterprises, direcionada para o turismo. Jornalista em vários órgãos de comunicação social é ex-correspondente de vários jornais portugueses mantendo a sua ligação, de há mais de 3 décadas, com o Diário de Noticias da Madeira. Apresenta os programas “Café da Noite” e “Caleidoscópio” na Rádio Cidade e o programa “ Boa Noite África” na Rádio Veritas. Reside em Joanesburgo – África do Sul.

José Ilídio do Nascimento

josenascimento pequeno

Tem 57 anos. Nascido em Joanesburgo de pais madeirenses. Advogado /Comendador da Ordem do Mérito, Líder do HIP Alliance (Hellenic, Italian, Portuguese), Secretário da Câmara de Comércio Africa do Sul, Moçambique (SAMOZACC), Patrono da escola de Protea Glen Secondary (Soweto)), Membro do Conselho Internacional do IPJET a representar a África Austral, Advogado da diplomacia argelina, moçambicana, saurui e timorense na RAS, Membro do Órgão Consultivo do Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo.

Austrália

José Manuel Gois

josegois pequeno

Tem 63 anos, natural de Machico. É empresário no ramo da construção civil. A sua empresa é das cinco maiores empresas de construção civil em Sydney. Participa ativamente no movimento associativo português naquela cidade. Apoia várias causas sociais. Reside em Sydney - Austrália

João Adriano Menezes Faria

João Faria

Nasceu em 1948 no Paul do Mar. Emigrou em 1964 para a Africa do Sul e posteriormente para a Austrália, em 1969. Começou como pescador de lagosta tornando-se em 1976 armador. Atividade que manteve até há 5 anos atrás altura em que montou uma empresa ligada à manufaturação de artigos para pesca. Durante 23 anos foi Presidente das Festas em honra de Nossa Senhora do Monte no estado da Austrália Ocidental. Reside em Perth.

Brasil

Cátia Cristina Capelo Ornelas Megiatto

CatiaOrnelas pequeno

Tem 36 anos. Natural do Funchal, é Doutorada em Química pela Universidade de Bordéus. É Professora Universitária na Universidade de Campinas – UNICAMP. Nos EUA realizou atividades de investigação como pós-doutorada, nas Universidades: New York University (USA), na University of California Berkeley e na Arizona State University. Em 2011, foi galardoada pela Academy of Europe com o Burgen Award, prémio que prestigia carreiras promissoras e futuros líderes nas suas áreas de pesquisa. Lidera um grupo de investigação, na Universidade onde leciona, focado na investigação de novos nano materiais para aplicação em tratamentos de cancro e doenças infeciosas. Reside em São Paulo - Brasil).

Maria Vieira Sardinha Gonçalves

MariaSardinha pequeno

Tem 50 anos. Natural de São Paulo, filha de madeirenses de Machico. Fundadora e Coordenadora Geral do Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira - Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira (infanto -juvenil).Segunda Secretária do Conselho Deliberativo da Casa da Ilha da Madeira de São Paulo. É membro da Comissão Paulista de Folclore – Núcleo Piratininga. Faz voluntariado em várias associações e instituições sociais e culturais. Reside em São Paulo – Brasil.

Canadá

José Assunção Teixeira Rodrigues

joseassuncaorodrigues pequeno

Tem 54 anos. Nasceu em Santa Cruz. Após uma primeira emigração para o Brasil regressa á Região, onde reside até aos 22 anos. Volta a partir, desta feita para o Reino Unido. Passa por Miami e estabelece-se definitivamente no Canadá em 1983. É Funcionário da F.C.A (Fiat Chrysler Automotive) desde 1987. Reside em Brampton, Ontário – Canadá.

Caraíbas

Jo-Anne S. Ferreira

Jo anne pequeno

Tem 50 anos. Natural de Trinidad e Tobago, neta de madeirenses. É Doutorada em Linguística, Línguas Minoritárias em Contato (com ênfase na língua portuguesa em Trinidad e Tobago). É professora de linguística (Senior Lecturer) na Universidade de West Indies (UWI), St Augustine. Reside em Diego Martin, Trinidad. É pesquisadora nas áreas de socio fonética, linguística de contacto (especialmente línguas em perigo de extinção e a sua revitalização), a história da língua e cultura portuguesas no Caribe, as variedades sul-americanas do crioulo francês.

CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa

José António Figueira Chaves

antoniochaves pequeno

Tem 44 anos. Nasceu no Monte. Advogado e empresário. Administrador do Grupo Irmãos Chaves, empresa que tem como principal atividade, quer em Portugal Continental quer em Angola: construção civil e a promoção imobiliária; gestão e arrendamento de imóveis; gestão e administração de empreendimentos hoteleiros; gestão e administração de rent-a-car; e gestão e administração de condomínios. Reside na República de Angola.

EUA - Estados Unidos da América

José Leonel Teixeira

LeonelTeixeira pequeno

Tem 67 anos. Natural do Funchal. Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa. Foi Vice-Cônsul titular do Vice-Consulado de Portugal em Providence. Membro de várias associações e clubes nos EUA. Foi várias vezes agraciado, tendo sido, em 2014, condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, Grau Oficial. Reside em Pawtucket, Estado de Rhode Island, EUA.

Europa

José António Gonçalves

JAGoncalves pequeno

Tem 66 anos, natural do Funchal. Esteve sempre ligado à área do Turismo, quer como jornalista quer profissionalmente, quando dirigiu diversos departamentos internacionais da Melia Viajes. Neste momento é consultor, analista e assessor para várias entidades belgas e internacionais ligadas ao turismo. Desempenhou vários cargos ligados às Comunidades Portuguesas e às Comunidades Madeirenses. Foi condecorado em 2003 com a Ordem de Mérito Comercial, Grau Comendador. Reside na Bélgica.

Maurício Cysne

MauricioCysne pequeno

Natural de Fortaleza, filho de mãe madeirense. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Internacional, Relações Internacionais e Saúde Pública em universidades no Brasil, Estados Unidos e Suíça. É funcionário das Nações Unidas tendo trabalhado em questões de desenvolvimento junto ao Alto Comissariado dos Direitos Humanos, o Conselho de Segurança da ONU, e mais recentemente com a Organização Mundial da Saúde, onde serviu como Representante da ONUSIDA em Moçambique e Angola. Desde 2013, trabalha como Diretor de Relações Exteriores da UNITAID com sede em Genebra, Suíça, país onde reside.

Portugal

Casa da Madeira de Coimbra – Hugo Miguel Telo Brandão

hugobrandao pequeno

Natural do Porto Santo. É Estudante Trabalhador e Presidente Casa da Madeira de Coimbra, uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada para a cultura, desporto, recreio, divulgação dos valores e tradições do Arquipélago da Madeira e que congrega madeirenses, seus cônjuges e descendentes em primeiro grau, residentes na área de Coimbra. A Casa, deste modo, visa fundamentalmente promover e divulgar a arte e cultura madeirenses, assim como proporcionar, na sua sede, um local de convívio e de apoio a todos os sócios.

Casa da Madeira do Porto – Ricardo Jesus

RicardoJesus pequeno

Tem 49 anos. Natural do Monte. É Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. É arquiteto como profissional liberal. Foi várias vezes dirigente e é, atualmente, Presidente da Direção da Casa da Madeira do Norte uma instituição de utilidade pública que se propõe promover e divulgar a arte e a cultura madeirenses, bem como proporcionar na sua sede um local de acolhimento e convívio a todos os madeirenses que permaneçam de forma temporária ou permanente no Norte.

Reino Unido

João Carlos Reis Freitas

carlosfreitas pequeno

Tem 84 anos. É natural do Funchal. É doutorado em Filosofia pela Universidade de Lovaina na Bélgica. Reside desde 1968 no Reino Unido, onde sempre desempenhou funções ligadas às nossas Comunidades. Foi, em 1983, o primeiro Delegado das Comunidades Portuguesas em Londres. Em 1984 é eleito como Conselheiro Permanente das Comunidades Madeirenses. Nesse mesmo ano, foi agraciado com o prémio de Valor Mérito das Comunidades Portuguesas pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Foi um dos fundadores e Presidente do Clube a Família em Londres. Em 2013, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República. Reside desde 1968 no Reino Unido.

João Carlos Nunes

JoeNunes pequeno

Tem 67 anos. Natural de São Pedro, Funchal. É empresário no ramo hoteleiro há 38 anos. É um dos organizadores do Portuguese Food Festival naquela Ilha do Canal. Individualidade muito ativa junto da nossa comunidade. Reside na Ilha de Jersey.

José Abelino Quintal da Silva

JoseSilva pequeno

Natural de Gaula. É empresário no ramo da restauração. Importante importador da Madeira. Teve vários restaurantes em Londres. Individualidade muito respeitada na nossa comunidade. Reside em Londres, Inglaterra.

Venezuela

José Aleixo Vieira Mendonça

JoseAleixoVieira pequeno

Tem 52 anos. Natural do Funchal. Emigrou para a Venezuela em 1982. É empresário. Paralelamente dedicou-se ao jornalismo participando em diversos projetos de portugueses que trabalhavam na divulgação de notícias da Comunidade Luso-Venezuelana. Na década de noventa começou a colaborar com o ‘Diário de Notícias’ da Madeira, na divulgação de reportagens e noticiário diverso sobre a presença dos Madeirenses em terras de Simón Bolívar. Em 1999 com outros portugueses residentes naquele país e com o apoio do jornal madeirense, criou o jornal ‘CORREIO de Caracas’, depois rebatizado de ‘CORREIO de Venezuela’ que é hoje um marco importante na comunicação entre os Portugueses e descendentes que vivem no País. Reside em Caracas, Venezuela.

José Francisco Fernandes De Freitas

josefernandez pequeno

Tem 44 anos. Natural de Caracas. Licenciado em T. S. U. Mecánica de Mantenimiento pelo Instituto Universitario de Tecnología Industrial. É cantor e empresário. Fundou em 1995 a Organização Musical Aries, CA. Desempenhou vários cargos dirigentes no Centro Social Madeirense de Valência, sendo que, neste momento é membro do Conselho Fiscal daquela associação. Pertenceu ao Conselho Consultivo do Corpo Consular de Portugal na cidade de Valência. Recebeu em 2010 a Comenda “ Sol de Carabobo” concedida pelo Estado do Carabobo.

Paulo Mariano de Sousa Aljustrel

Paulo Mariano

62 anos de idade, nascido em Caracas, é licenciado em engenharia civil pelas universidades de Santa María (Venezuela, 1984) e de Coimbra (Portugal, 1991). Complementa as licenciaturas com os cursos de Administração de Empresas e Elementos da Gestão de Construção na Universidade Metropolitana de Caracas. É membro do “Colegio de Ingenieros de Venezuela”. Trabalha por conta própria. Faz gestão de projetos e de obras.

Foi diretor, em três períodos diferentes, do Centro Português de Caracas. Também já foi diretor no Instituto Português de Cultura. É conselheiro da junta diretiva do “Lar da terceira idade, Padre Joaquim Ferreira”. Foi coordenador (ad honorem) do projeto e construção deste lar, o que lhe mereceu em 2004 o Diploma e Medalha (Grau Ouro) de Mérito das Comunidades Portuguesas outorgada pelo Secretario de Estado das Comunidades,  assim como a condecoração "Cecílio Acosta" em primeira classe que outorga o Governador do Estado de Miranda, Venezuela.

Está ligado à comissão organizadora do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses na Venezuela, desde o ano 1999, sendo atualmente o seu Presidente.