A Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), criada em janeiro de 2020, tem por missão executar a política de migrações, apoiar as comunidades madeirenses dispersas pelo mundo e as Casas da Madeira em território nacional, e ainda potenciar a cooperação externa ao nível económico. 

Dando continuidade ao Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações, fundado em 1977, a criação desta nova Direção Regional representa um alargamento das suas competências e simultaneamente um maior compromisso do Governo Regional com a Diáspora.

A DRCCE acautela a defesa dos interesses dos emigrantes e dos imigrantes através de aconselhamento, acompanhamento, apoio e orientação a todos os que contactam este serviço. Promove a internacionalização de empresas madeirenses e o investimento da Diáspora na Região.

Ao longo da sua existência, a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa passou por várias tutelas e teve, inclusive, várias designações. Aquando da sua inauguração, com a denominação de Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações, a 1 de julho de 1977, com sede à Rua 5 de Outubro, 19, 2º andar, este serviço encontrava-se sob a tutela da Presidência do Governo Regional.

Em 1989, já sob a tutela da Secretaria Regional do Turismo, Cultura e Emigração, o Centro do Emigrante passa a designar-se Centro das Comunidades Madeirenses e muda as suas instalações para a Vila Passos, em outubro desse mesmo ano. Em 1993, o Centro das Comunidades Madeirenses passa para a tutela da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunicação, passando, em 1997, para a tutela da Secretaria Regional dos Recursos Humanos.

A 9 de novembro de 2011, integra a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes até 20 de abril de 2015, data a partir da qual, passa para a ser tutelado pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus mudando a sua designação para Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações. A 20 de outubro de 2017, passa a integrar a Secretaria Regional de Educação.

A 30 de dezembro de 2019 adquire o estatuto de Direção Regional, estando diretamente tutelada pela Presidência do Governo Regional. O primeiro diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Emanuel de Sousa Abreu, entrou em funções a 30 de dezembro de 2019.