O jogo Star Citizen conseguiu angariar mais de 100 milhões de dólares para a sua produção. Não é um valor absurdo para um videojogo (pesos-pesados como Call of Duty e GTA têm tipicamente orçamentos nessa ordem de grandeza) mas é um valor totalmente inédito se considerarmos que Star Citizen é um jogo independente e que todo o dinheiro veio das contribuições de particulares:

Bruno Macedo

basicamente, pessoas que queriam ver o jogo ser produzido. Star Citizen é um recordista de financiamento nas plataformas de crowdfunding. Mas, como disse, queria focar-me na música deste jogo. E porquê? Porque a banda sonora deste projeto de 100 milhões de dólares está a cargo de um português. E tudo o que junta talento nacional e videojogos chama-me a atenção e dá-me vontade de divulgar. Pedro Macedo Camacho foi recrutado para fazer parte da banda sonora do jogo. Ele diz que foi sorte, mas eu desconfio que o seu enorme e óbvio talento também teve influência. E o trabalho do Pedro Camacho neste jogo épico não se resume a esse pequeno tema para um trailer. Pedro já escreveu 2.000 páginas de música, que esteve a ser tocada por uma orquestra sinfónica de 85 elementos durante o fim de semana, nas gravações em Bratislava. Mal posso esperar para ouvir.

Mas um português a criar música para um jogo é assim tão relevante?

Claro que sim. A música é tão relevante e essencial num videojogo como num filme e alguns nomes bem conhecidos da 7ª arte têm composto também para os jogos. Veja-se o caso de Harry Gregson-Williams, que compôs para filmes como Shrek, O Novo Diário de Bridget Jones, As Crónicas de Nárnia, Prometheus e o recente The Martian, mas que foi também responsável pela música de jogos como Call of Duty 4, Call of Duty: Advanced Warfare e da saga Metal Gear Solid.

Ao trabalhar em Star Citizen, Pedro Macedo Camacho está a criar o pano de fundo musical para atores de topo como Mark Hamill, Gary Oldman e Gillian Anderson. Espero que seja um abrir de portas a novas e grandes oportunidades para este nosso talentoso conterrâneo.

in Vida Extra Sapo