Está para muito breve uma decisão sobre a eventual deslocação de uma comitiva portuguesa à Venezuela. A viagem está em estudo e a decisão será conhecida nos próximos dias, confirmou ontem, ao DIÁRIO, o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus.
O governante madeirense admite que essa deslocação, a confirmar-se, venha a acontecer dentro de aproximadamente um mês. A data em estudo situa-se entre o final de Maio e o início de Junho.
A visita, explica Sérgio Marques, decorre de uma iniciativa articulada com a Secretaria de Estado das Comunidades. A ideia é transmitir um sinal positivo aos emigrantes portugueses naquele país que passa por um período bastante conturbado. É também uma forma de manifestar solidariedade e a preocupação das autoridades nacionais e regionais.
No Reino Unido até sexta-feira
Entretanto, por estes dias, o secretário regional tem estado no Reino Unido, onde a comunidade madeirense comemora o Dia da Madeira.
Nos convívios em que já participou, Sérgio Marques diz ter encontrado uma comunidade que vive bem e que procura manter as suas tradições e a cultura madeirense. Encontrou também um sentimento de segurança e tranquilidade, apesar dos alertas em relação aos efeitos do ‘Brexit’, que determina a saída do Reino Unido da União Europeia.
Conforme o dirigente regional tem constatado, há indicações das autoridades consulares para que os emigrantes portugueses que já lá vivem há mais de cinco anos procurem obter um visto de residência. À partida esse instrumento não será necessário, mas a medida tem sido sugerida a título de precaução para qualquer eventualidade que possa surgir nos próximos tempos.
Com excepção desse aspecto, o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, explica que tem encontrado uma comunidade que “está bem, tem pleno emprego, tem bons rendimentos e até consegue poupar”. Além disso, é também uma comunidade dinâmica, empreendedora e com grande capacidade de trabalho.
A presença portugueses no Reino Unido conta cerca de 600 mil pessoas, das quais mais de 150 mil serão madeirenses. Sérgio Marques nota que essa comunidade tem crescido, tanto com cidadãos originários da Região como do continente.
Depois de ter sido recebido pelo embaixador de Portugal em Londres, esta sexta-feira, Sérgio Marques tem mantido diversos contactos com emigrantes madeirenses e representantes de diversas instituições. Da agenda da visita de ontem fazia parte uma missa presidida por D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal, na Igreja dos Scalabrinis. A visita termina sexta-feira, em Cardiff, no País de Gales, onde o secretário chega quinta-feira.