O luso-americano Steven Joseph Lopes, de 40 anos, é o novo bispo de Houston e responsável, a partir deste mês, da estrutura da Igreja Católica nos EUA que acolhe os anglicanos, no quadro do diálogo ecuménico promovido pelo Vaticano.
O Ordinariato Pessoal da Cátedra de São Pedro, uma estrutura especial para ex-anglicanos criada em 2012, visa acolher os fiéis daquela confissão religiosa que tinham aderido à fé católica mas pretendiam manter os seus ritos tradicionais.
Segundo a Igreja Católica, esta nova instituição sediada em Houston tem agora 62 padres e mais de 20 mil fieis distribuídos por 43 paróquias nos EUA e Canadá, que serão agora tituladas pelo luso-americano.
Steven Joseph Lopes foi nomeado em Novembro como o primeiro bispo deste novo ordinariato, mas apenas foi consagrado este mês.
A sua nomeação “confirma e amplia a visão do Papa Bento XVI para a unidade cristã, em que diversas expressões de uma mesma fé são reunidas numa mesma igreja” explicou o Vaticano em comunicado na altura.
Agora, na cerimónia de ordenação, Lopes lembrou as palavras do Papa Francisco, com quem se encontrou depois da nomeação e que se mostrou “muito bem informado” e “entusiasmado” sobre o novo ordinariato.
“Avanti,” Lopes lembrou o que o papa disse, em italiano. “Vai em frente. Este é o teu mandato. Vai em frente e prega o Evangelho. Mostra ao mundo que os discípulos cristãos estão cheios de alegria e que a comunhão com a igreja é algo que vale a pena o compromisso.”
Lopes nasceu em Fremont, na Califórnia, onde existe uma grande comunidade portuguesa, filho de pai português e de mãe polaca.
O seu pai, José de Oliveira Lopes, emigrara de Portugal nos anos 60 e tornou-se cidadão dos EUA em 1970.
O novo bispo tem um doutoramento em teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana e foi ordenado padre em 2001.
Nos últimos 10 anos, trabalhara na Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, onde ajudava congregações anglicanas dos EUA e Canadá no processo de se juntarem à Igreja Católica.