Foi apresentado no passado dia 31 de março, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, o livro “Didática e Matética”.
A obra foi organizada pelas Professoras Fernanda Gouveia e Gorete Pereira, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa), e resulta da compilação dos artigos científicos decorrentes das conferências e comunicações apresentadas no XI Colóquio do CIE-UMa, realizado nos passados dias 3 e 4 de dezembro de 2015.
Ao longo de quase 300 páginas, divididas em três partes, o livro procura equilibrar o binómio ensino – aprendizagem e convocar as investigações realizadas neste domínio, configurando-se, desta forma, numa obra de referência a todos os atores educativos que se predispõem a (re)pensar a sua prática pedagógica.
A parte I inclui três artigos científicos alusivos a três conferências, cujas temáticas versam sobre a educação científica e as perspetivas atuais do ensino das Ciências, o papel do professor como mediador qualificado e os espaços da Matética na formação de professores da UMa. Na parte II, é possível encontrar várias temáticas relacionadas com a relação de poder entre o currículo e a didática, com a funcionalidade do português e da matemática com crianças que apresentam NEE, assim como com a formação de professores. A aprendizagem da matemática e a robótica, o impacto da economia digitalizada, a estatística, os contextos de aprendizagem significativa das ciências naturais e a abordagem de conceitos científicos de biologia nos manuais escolares de 10º ano constituíram outras abordagens inerentes à didática.
Para completar a parte II do livro, registam-se ainda questões referentes à aprendizagem e leitura de imagens na escola, à aprendizagem e desenvolvimento musical, ao binómio ensino-aprendizagem e à otimização da aprendizagem com os contributos da neuroeducação e ação do professor. A parte III, alusiva à Matética, regista a ênfase atribuída à inovação pedagógica, ao design de cenários de aprendizagem para a escola do futuro, incluindo um cenário com robots, à aprendizagem situada na formação de professores e à literacia ambiental.
Fernanda Gouveia, uma das organizadoras do livro, salientou durante a apresentação que o trabalho do professor e o processo de aprendizagem são processos muito complexos e, como tal, exigem uma atenção redobrada por parte dos professores e das escolas. Fernanda Gouveia prosseguiu, afirmando ser necessário olhar não só para as metodologias a serem implementadas, mas, acima de tudo, olhar para os alunos e observar como eles aprendem, os seus estilos de aprendizagem.
Por sua vez, Gorete Pereira realçou que partindo do pressuposto de que o aluno tem um papel ativo no processo de aprendizagem, cabe ao professor apresentar novas metodologias na sala de aula, inovar e encontrar processos facilitadores da aprendizagem e da construção do conhecimento.
in UMa