O Consulado Honorário de Portugal na Guyana iniciou as suas funções há quatro anos, em Los Olivos Puerto Ordaz, a fim de apoiar e aconselhar os lusodesendentes nos vários serviços consulares, sem a necessidade de se deslocarem a Caracas.

Serviços Consulares em Guayana

Anualmente são organizados três dias consulares em várias regiões, incluindo Ciudad Bolivar, Santa Elena de Uairen, Puerto Ordaz e Tucupita, procurando assim servir os portugueses que estão nas aldeias mais remotas da cidade. Nestes dias, é possível executar a maioria das etapas sem a necessidade de passar de um estado para outro, exceto para "Cartão de Cidadão", que só pode ser solicitado através do Consulado de Portugal em Caracas.

A representação consular em Guayana é presidida por Victor Vieira, que afirma que as funções do corpo passam por tratar de burocracia mas também fazem uma ligação directa com Portugal para todos os portugueses que vivem na região. Ainda sem número exato de entradas no consulado, Victor Vieira estima entre 7mil e 9 mil  luso descendentes e explica que é difícil o processo de contagem exata por causa dos óbitos e os nascimentos não registrados.

in Correo de Venezuela tradução livre