O presidente da Câmara Municipal de St. Helier, na ilha de Jersey, está de visita à Madeira e aproveitou para se reunir com o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus.

Simon

Após a reunião, Simon Crowcroft destacou papel da comunidade portuguesa e, mais concretamente da madeirense, na comunidade dessa ilha britânica.

“As pessoas gostam do seu trabalho, da contribuição para a comunidade”, explicou o mayor.

Além disso, referiu que alguns dos festivais celebrados em Jersey têm raízes madeirenses. “Celebramos o Dia de Camões, Dia da Madeira e, em Agosto, temos o Festival Português de Gastronomia que é o maior de Jersey. Só no ano passado tivemos 25 mil visitantes”, explicou Crowcroft.

O governante fez questão de salientar que, apesar de estarem longe, os madeirenses a residir em Jersey não se esquecem das suas origem e um exemplo disso foi no ano transacto, aquando dos incêndios que assolaram a Região.

Segundo Simon Crowcroft, a comunidade reuniu-se, também graças à Comissão existente graças à geminação com a cidade do Funchal, assinada em 2008. Aquando dos incêndios, foi lançada uma campanha, que terminou com a angariação de cerca de 18 mil pounds.

“Isto demonstra que os portugueses que residem em Jersey, e principalmente os madeirenses, ainda se sentem ligados ao Funchal e à Madeira”, frisou.

Por seu lado, Sérgio Marques afirmou que se tratou de uma reunião “agradável”, onde foi possível aferir a actual situação dos madeirenses residentes em Jersey que, tal como o presidente da autarquia referiu “está muito bem integrada”.

“É uma comunidade que contribui muito para a vida económica, social e cultural de Jersey e, portanto, só me apraz registar essa importante integração da nossa comunidade, agradecendo toda a hospitalidade com que os madeirenses foram recebidos na ilha de Jersey”, concluiu.

In DN Madeira