A Região Autónoma da Madeira foi escolhida, pela Casa da Moeda, para representar Portugal na série Ibero-Americana "Maravilhas da Natureza", no Plano das Moedas Comemorativas 2017.
Na moeda que representa Portugal surge, assim, uma flor endémica da Madeira - o Gerânio - que se associa à beleza natural de outros 8 países, nomeadamente Argentina, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, Nicarágua, Paraguai e Perú.
Presente na cerimónia de apresentação deste Plano Comemorativo, a directora regional do Turismo, Kátia Carvalho, fez questão de sublinhar a “honra desta escolha”, sobretudo pela mesma considerar a “Madeira como uma maravilha da natureza”, entre as muitas existentes no nosso país.
“É com grande satisfação que fazemos parte desta série comemorativa e é com enorme orgulho que representamos Portugal ostentando uma das nossas flores endémicas e reforçando, também por esta via, a nossa identidade e a nossa natureza ao lado de países que apresentam, neste tipo de património, uma beleza e uma exuberância dignas desta promoção”, sublinha, acrescentando que “este tipo de reconhecimento é fundamental para afirmarmos e darmos a conhecer o nosso destino, através do que aqui é autêntico e genuíno”.
As dez moedas que compõem o plano para 2017 foram desenhadas por várias individualidades das artes visuais contemporâneas, entre as quais, José de Guimarães, Eduardo Aires, Clara Menéres, André Carrilho, João Fazenda e Luís Filipe de Abreu, dando relevo à arquitectura, à etnografia e ao desporto nacional, entre outros valores e temáticas da cultura portuguesa e internacional.
Este ano serão, assim, emitidas moedas de colecção dedicadas a Álvaro Siza Vieira (série Arquitetura Portuguesa), ao campeão olímpico Carlos Lopes (série Ídolos do Desporto), à rainha D. Maria Bárbara de Bragança (série Rainhas da Europa), ao Centenário das Aparições de Fátima, aos Caretos de Trás-os-Montes (série Etnografia Portuguesa), às maravilhas naturais da ilha da Madeira (série Ibero-Americana), à Idade do Ferro e do Vidro (série Europa - Idades da Europa) e ao tema O Futuro (série Desenhar a Moeda), enquanto as moedas correntes assinalam os 150 Anos da Segurança Pública e os 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão.