A Associação de Portugueses do Maui, no Havai, em conjunto com a Associação de Porto Rico, inauguraram em maio uma sede na cidade de Paia

A Associação de Portugueses do Maui, no Havai, em conjunto com a Associação de Porto Rico, inauguram em maio uma sede na cidade de Paia, que custou 4,5 milhões de euros e vai acolher um salão recreativo e escritórios. “O centro é para o uso da comunidade. Paia só tem um centro comunitário e está a crescer”, explicou uma responsável da associação, Rocha Reed, à imprensa local. O projeto recebeu em janeiro uma doação de 250 mil dólares (230 mil euros) do concessionário da Toyota na ilha, o luso-descendente Damien Farias, que permitirá terminar a obra em março, a tempo de obter a licença de uso em abril e abrir em maio.

o article 63492

Desde 2011, as duas associações já tinham angariado 4,86 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros). A nova sede terá dois salões separados, que poderão ser alugados para casamentos e eventos e espaço comercial no rés-do-chão que será alugado a organizações que prestem apoio à população. Os primeiros portugueses a instalar-se neste arquipélago foram baleeiros açorianos, que chegaram aos EUA através dos estados da Nova Inglaterra. Entre 1878 e 1888, 17 navios transportaram 11.057 emigrantes dos arquipélagos dos Açores e da Madeira para estas ilhas, que foram trabalhar essencialmente na cultura da cana-de-açúcar. Entre esses imigrantes, estava a avó de Rocha Reed, que chegou em 1886.

Apesar de hoje praticamente não se falar português nas ilhas, existem muitos nomes de família como Rebelo, Perestrelo, Vieira, Câmara, Bettencourt, Silva, Soares, Cardoso e Freitas. Entre as contribuições da comunidade estão, por exemplo, a introdução do cavaquinho, ukulele na designação local, a massa sovada, conhecida como ‘sweet bread’ e as tradições do Espírito Santo, que continuam vivas. No novo centro, vai estar em exposição uma ‘carrinha da avó’, com produtos e objetos ilustrativos da herança portuguesa, como um ferro de passar roupa a carvão do século XIX ou um cavaquinho. No Havai, existem atualmente cerca de onze associações portuguesas.

 

in Mundo Português