Os serviços consulares no Reino Unido vão ser reforçados, em particular na área jurídica, para dar resposta a problemas sociais e de justiça dos portugueses residentes no país.

noticia 881 hierar 1

Esta foi uma das novidades anunciadas pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, na segunda edição da iniciativa “Diálogos com a Comunidade”, que no fim de semana teve lugar em Londres e Manchester.

Além das consequências do 'Brexit', José Luís Carneiro referiu a necessidade de acompanhar com maior especificidade portugueses reclusos e de crianças e jovens em risco. "Os meios do consulado não aumentaram na proporção que aumentou a comunidade", admitiu, referindo que é em Londres que existe maior procura e pressão, ilustrando com o número de atos consulares em 2016, que foram mais de 70 mil, quase o dobro dos 40 mil registados no ano anterior.

Para além de José Luís Carneiro, a iniciativa “Diálogos com a Comunidade” levou a Londres e Manchester mais cinco secretários de Estado: a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha de Andrade, a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.

Entre os temas abordados estiveram a participação eleitoral, o atendimento consular, questões fiscais, o ensino da língua portuguesa ou o impacto da saída do 'Brexit' na comunidade portuguesa, que se estima rondar as 500 mil pessoas.

in PORT.COM