Cristiano é o jogador mais valioso do mundo, de acordo com o novo estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), e tem uma marca avaliada em 102 milhões de euros, no final de 2016.
A análise, divulgada pelo “Jornal de Notícias”, na edição desta sexta-feira, mede a reputação, a popularidade, a notoriedade e o potencial mediático de acordo com 28 variáveis distintas e seis dimensões: receitas, media, web, palmarés, social e impacto.
A marca do jogador do Real Madrid e capitão da Seleção Portuguesa cresceu quase 50% nos últimos dois anos, escreve o JN. O internacional português é a personalidade com maior notoriedade a nível nacional e internacional, com 94 pontos numa escala de zero a 100.
No que diz respeito aos indicadores “receitas” e “web”, Cristiano Ronaldo atinge mesmo os 100 pontos, fruto do salário no clube espanhol, dos direitos de imagem das empresas para as quais faz publicidade e dos milhões de seguidores nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook.
Desde 2011 que o IPAM realiza todos os anos, exceto em 2015, um estudo desta natureza, baseando-se no método científico “Sports Reputation Index”. No primeiro ano em que foi publicado, a marca de Cristiano Ronaldo registava um valor de 24,5 milhões de euros e, no ano seguinte, atingiu os 40 milhões. A partir daí, os números não têm parado de crescer.