Em 2016, comemora-se o centenário da publicação do livro Democracy and Education, de John Dewey.
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) associou-se às múltiplas iniciativas de homenagem que, em diversas partes do mundo, têm vindo a ser prestadas a este filósofo e pedagogo incontornável na história da educação e promoveu o seu XII Colóquio, este ano, subordinado ao tema ‘(Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey’.
O Colóquio procurou, no âmbito das três linhas de investigação do CIE-UMa (Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional), trazer para primeiro plano o debate e a reflexão sobre a atualidade do pensamento pedagógico de John Dewey, indelevelmente marcado por uma filosofia de educação que apela à democracia, à participação e ação na esfera pública, desenvolvidas a partir da escola, tendo em vista uma sociedade mais justa e solidária.
A abertura do Colóquio decorreu no passado dia 06 de dezembro, no Auditório da Reitoria, no Funchal. Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da Universidade da Madeira (UMa), Professor Doutor José Carmo, o Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho; o Presidente da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, Professor Doutor Carlos Fino; e o Presidente do CIE-UMa, Professor Doutor Nuno Fraga.
Em torno deste tema foram também organizadas duas sessões paralelas (Oficinas A e B), cada uma com nove comunicações. Além da componente científica, o programa integrou ainda o Jantar Oficial do XII Colóquio CIE-UMa
in UMa