A nova embaixadora da Roménia em Portugal, Ioana Bivolaru, quer abrir representações consulares do seu país em vários pontos do nosso país, incluindo a Madeira. Um consulado honorário pode abrir no Funchal já no próximo ano.
A vontade foi expressa na audiência que a diplomata romena teve esta tarde, no Palácio de S. Lourenço, com o representante da República, Ireneu Barreto.
Ioana Bivolaru foi nomeada há poucos meses para dirigir a Embaixada da Roménia e hoje declarou ao DIÁRIO que não pretende confinar a sua actividade à capital: “Portugal e Roménia têm excelentes relações mas há um potencial de aprofundamento. Quero conhecer as várias regiões onde há potencial de desenvolvimento económico e político e, mais importante ainda, aquelas onde há uma comunidade romena, como é o caso da Madeira”.
A Roménia tem três centenas de cidadãos a viver na Madeira e esta é uma das regiões onde a nova embaixadora está empenhada em reforçar a rede consular. Segundo referiu, além de um melhor serviço aos seus compatriotas, o consulado permitiria a organização de iniciativas culturais na Região.