Equipamento social, comunicação social e comunidades são as três principais áreas que o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus apresenta, no debate na especialidade do orçamento e plano que já decorre na Assembleia Legislativa.
Nas obras públicas, a área da sua tutela com maior peso orçamental, começou por recordar as “quatro prioridades da política” do executivo: conservação e manutenção; compromissos políticos assumidos com a população; retoma de obras suspensas; segurança.
No que diz respeito aos compromissos assumidos, Sérgio Marques aproveitou uma frase da autorida do primeiro-ministro e lembrou que, para o governo regional, “palavra dada deve ser palavra honrada”.
Na conservação e manutenção, o governante avalia em cerca de 21 milhões as verbas para obras que, sublinha, garantem trabalho a pequenas empresas.
O Hospital dos Marmeleiros é uma das infra-estruturas de saúde que serão alvo de obras significativas, como destaca Sérgio Marques que também refere as várias obras das áreas da educação e cultura, bem como infra-estruturas desportivas.
A segurança é outra prioridade do executivo que inclui obras em túneis, ribeiras e consolidação de taludes e escarpas.