João Pedro Vieira, médico interno de 27 anos, é um dos 60 seleccionados para a iniciativa nacional que se segue à edição do Parlamento Europeu e do Reino do Unido e que é a primeira do género organizada no país dedicada a discutir políticas de saúde.
A iniciativa reunirá, entre Janeiro e Junho do próximo ano, 60 jovens com idades entre os 21 e os 40 anos, seleccionados entre 442 candidatos, oriundos de diversas áreas profissionais e regiões do país.
João Pedro Vieira assume-se “muito feliz por ter sido seleccionado para participar na primeira edição nacional desta iniciativa.
Esta participação será, acima de tudo, uma extraordinária experiência do ponto de vista formativo”. Nas palavras do jovem madeirense, “a definição de políticas de Saúde em Portugal exige de todos os intervenientes – profissionais, académicos, decisores políticos, investidores, imprensa e sociedade civil em geral – uma ampla capacidade e motivação de participação nos processos de reflexão, discussão e decisão coletiva em torno da definição da Saúde que queremos para o nosso país.
A Saúde, como todas as políticas públicas, é hoje merecedora de aproximação em vez de distanciamento, de empenho em vez de relaxamento, de investimento em vez de desinvestimento, de confiança no futuro em vez de desconfiança, e de visão em vez de esquecimento. É tudo isso que esta iniciativa representa”, refere.
Sobre o possível impacto da iniciativa na Saúde Regional, João Pedro Vieira afirma que “apesar do Sistema Regional de Saúde ter características e falências muito próprias, as conclusões deste trabalho não deixarão de ser aplicáveis a uma realidade que precisa ainda mais da participação de todos. A Saúde Regional precisa de mais acção no imediato e de menos promessas para o futuro”, conclui.