O Vº Colóquio “Olhares sobre o Envelhecimento” reuniu na Universidade da Madeira (UMa), nos passados dias 24 e 25 de novembro, académicos, investigadores, especialistas, e profissionais, bem como diversos atores sociais e instituições que desenvolvem trabalho neste âmbito.

AcademicosUMA

O Colóquio, organizado pelo Centro de Desenvolvimento Académico (CDA) da UMa, por meio do Programa Universitário para Seniores, teve um objetivo duplo: fomentar a partilha de experiências e saberes, e, também, proporcionar à comunidade académica e público em geral, um espaço de reflexão e debate sobre a temática do envelhecimento.
Para esta quinta edição foram selecionadas 18 comunicações, divididas em 8 sessões, que incidiram sobre as seguintes temáticas interdisciplinares: ‘O envelhecimento: saúde, lazer e desporto’, ‘O envelhecimento e a perspetiva psicológica e social’, ‘O envelhecimento e a educação’, ‘O envelhecimento e as novas tecnologias’ e ‘As representações culturais da velhice: da literatura à arte’.
Na sessão de abertura do Colóquio, estiveram presentes o Vice-Reitor da UMa, Prof. Doutor Sílvio Fernandes, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Dra. Rubina Leal, e o Coordenador do CDA, Prof. Doutor Joaquim Pinheiro.
Na sua intervenção, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais referiu que o envelhecimento tem crescido a um ritmo muito superior ao da natalidade, mais de 15% da nossa população tem mais de 65 anos, e como tal, é necessário encontrar soluções e tomar medidas para apoiar não só os idosos, mas também as suas famílias.
Uma das medidas tomadas pelo Governo Regional foi a criação do Plano Regional para o Envelhecimento Ativo (PREA) 2016-2019, documento que foi apresentado no decorrer deste Colóquio por Maria Fernanda Gomes, do Instituto de Segurança Social da Madeira.
A par destas medidas, a Dra. Rubina Leal alertou também que é necessária uma mudança cultural da sociedade no que concerne à valorização do idoso e consequente alteração da situação atual do abandono de idosos.

in UMa