O novo portal da entidade aposta em cursos de língua portuguesa à distância, na apresentação de projetos de financiamento e na divulgação de agenda cultural portuguesa por todo o mundo, entre outras possibilidades.

Instituto Camoes

O Instituto Camões apresentou o novo portal de serviços online. Desta nova “casa aberta interativa” e renovada ferramenta de “diplomacia digital”, como foi descrito pela presidente da instituição, pretende-se que permita “melhor comunicação e mais comunicação.” Ana Paula Laborinho destacou a linguagem simples e inovadora praticada neste novo sítio online.

Para além de uma imagem gráfica renovada, o portal aposta em cursos de língua portuguesa à distância, na apresentação de projetos de financiamento, assim como de bolsas para estudantes, na divulgação de agenda cultural portuguesa por todo o mundo, entre outras possibilidades.

Uma das principais diferenças face ao portal anterior reside na georreferenciação. Quer isto dizer que os conteúdos informativos são apresentados ao utilizador de acordo com o ponto do globo no qual este se encontre.

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, testemunharam presencialmente a apresentação do novo portal.

Teresa Ribeiro considerou que este “é um trabalho relevantíssimo, porque não apenas materializa as orientações do Governo nas áreas da língua, cooperação e definido em sede de Simplex, como também permite o exercício saudável do escrutínio perante as políticas públicas.”

José Luís Carneiro enalteceu o “esforço de modernização do Camões, que reflete o esforço de modernização do Ministério dos Negócios Estrangeiros”.

Atualmente o Instituto Camões conta com mais de 99 mil seguidores no Twitter e 73 mil no Facebook, números que pretende que o novo portal ajude a aumentar.

in PORT.COM