O grupo parlamentar do PSD-Madeira visitou hoje de manhã as instalações do Centro das Comunidades Madeirenses, à Vila Passos, onde puderam perceber todo o trabalho que é feito no apoio aos emigrantes, nomeadamente o serviço de triagem quando há problemas a resolver.

 

Grupo Parlamentar visita

O porta-voz do grupo, o deputado Adolfo Brazão, destacou que foi possível perceber qual a realidade do centro, o que funciona e que tipo de serviços e apoios se proporciona. "Além das instalações que têm um contexto histórico muito interessante, neste edifício está arquivada toda a história da emigração madeirense, sobretudo a mais recente, pós-revolução (1974)", começou por contextualizar.

Na reunião foi abordado o que, "em trmos futuros, este centro pode renovar, que acções novas tem na forja", e acrescentou: "São muitas, algumas já conhecidas, outras aprovadas por diversos diplomas que visam reunir anualmente as comunidades madeirenses de uma forma livre e aberta a todos os que queiram participar. Esta semana abre um novo site dedicado aos emigrantes, que é muito interactivo, onde os emigrantes podem colocar e trocar informação."

Adolfo Brazão destacou ainda o papel que o CCM tem na ajuda aos emigrantes. "Sabemos que isto é uma espécie de hospital, porque os emigrantes vêm aqui mais quando têm problemas, sendo feita uma espécie de triagem e um trabalho de encaminhamento, sejam eles pessoas que queiram emigrar, sejam eles que estão de regresso. No fundo, vêm aqui se informar de uma séire de coisas e, por isso, este é um trabalho muito interessante que era importante para nós, como grupo parlamentar, podermos legislar e ajudar neste trabalho tão importante como o apoio à diáspora".