O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, é esperado amanhã, terça-feira, no Aeroporto de Joanesburgo, para uma visita de seis dias África do Sul a convite do Premier do Free State, Ace Magashule.

festaFlorFreeState

Tendo como ponto central do programa a Festa da Flor na cidade de Parys, o governante madeirense terá no dia da chegada, à tarde, um encontro com a comunidade portuguesa naquela cidade do Free State. Segundo o programa elaborado pelo Governo provincial, Miguel Albuquerque e a sua delegação terão na quarta-feira uma agenda política preenchida com reuniões com os anfitriões, a qual prosseguirá na quinta-feira com encontros com membros do Governo nacional em Pretória. O regresso a Parys ocorrerá ao fim da tarde, para os visitantes participarem na Gala do Festival da Flor, com jantar. Magashule e Albuquerque serão entrevistados na sexta-feira, durante a Conferência da Flor, pela equipa da RTP que se desloca do Funchal. À noite, haverá um espetáculo musical e cultural em Parys. Um desfile de carros alegóricos e exposição de flores preenchem o programa no sábado, sendo de esperar um grande afluxo de turistas. O Presidente do Governo Regional da Madeira que na manhã de sábado visitará pontos turísticos da Província do Free State, viaja na tarde de domingo para Joanesburgo, de onde seguirá de avião para o Funchal, via Francfort.


GOVERNO DA MADEIRA CRIA ENTIDADE PARA "DIPLOMACIA ECONÓMICA" NO EXTERIOR


O Conselho do Governo da Madeira aprovou a semana passada a criação da ‘Invest Madeira’, uma entidade que terá como principal objetivo “assegurar a materialização da diplomacia económica externa” do arquipélago, ficando “dedicada à internacionaliza- ção e investimento”. Segundo o texto das conclusões da reunião semanal do executivo madeirense liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, esta estrutura ficará na dependência da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, funcionando através da Direção da Inovação, Valorização e Empreendedorismo. A ‘InvestMadeira’ vai trabalhar para “multiplicar, sistematizar e reforçar os contactos com investidores e capitais estrangeiros e abrir novas oportunidades de negócio para os produtos e empresas madeirenses no mundo”, destaca o documento. O Governo Regional considera que com esta entidade será possível “transmitir a necessária confiança aos investidores externos em virtude da elevada proximidade com a estrutura direta do executivo regional”

in O Século de Joanesburgo