Na passada semana, decorreu a Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2016/2017 da Universidade da Madeira (UMa). A Cerimónia teve lugar no Colégio dos Jesuítas, com o Auditório repleto de convidados, entidades académicas, civis, militares e religiosas.
A sessão iniciou-se com o tradicional cortejo académico, seguido das intervenções do Presidente da Associação Académica da UMa, (AAUMa) João Francisco Baptista, do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), José Lino Tranquada Gomes, e do Reitor da UMa, José Carmo.
A intervenção inaugural esteve a cargo do Presidente cessante da AAUMa, que aproveitou a ocasião para fazer um balanço do trabalho desenvolvido durante o seu mandato.
Seguiu-se a intervenção do Presidente da ALM, que salientou a importância da UMa “não só pelo ensino e formação, mas também pela capacidade de atração e fixação de capital humano, de tecnologia e de investigação”. Tranquada Gomes concluiu a sua intervenção, desejando aos alunos e ao corpo docente sucesso nos objetivos letivos e pessoais, “sem nunca perder de vista que o bem-estar e sucesso individual só assumem verdadeira importância na medida do seu contributo para o bem-estar comum e para a coesão da sociedade”.
Na sua intervenção, o Reitor da UMa, agradeceu aos membros cessantes do Conselho Geral pelo apoio prestado ao longo dos quatro anos de mandato e ao Presidente da AAUMa, igualmente de saída, pela atividade desenvolvida em prol dos estudantes e da Instituição, e pela cooperação mantida com a Reitoria. Para além das empresas que apoiam os alunos com a concessão de bolsas, o Reitor relembrou também o desaparecimento de vários antigos colegas, funcionários, e personalidades que muito deram à Universidade. O Reitor da UMa fez ainda um balanço ao início do ano académico, de 2016/17 e abordou a questão da Dotação do Orçamento de Estado, tendo terminado a sua intervenção afirmando que é necessário “prosseguir o caminho na senda da internacionalização e do desenvolvimento da Região”.
Seguiu-se o momento alto da cerimónia, a assinatura de um Protocolo de Cooperação Institucional entre a ALM e a UMa, que prevê, entre outros aspetos, a participação de dirigentes da ALM em palestras, conferências, seminários e outras ações de formação da UMa, de forma a transmitir e estimular os valores sociais, históricos e culturais da Madeira e do seu regime autonómico.
A Cerimónia terminou com a atuação da TUMA – Tuna da Universidade da Madeira.
in UMa