Os bairros de Newark com maior presença de emigrantes portugueses vão receber murais de Vhils. Projeto é “uma forma de reconhecimento da comunidade luso-americana”.

O artista plástico Alexandre Farto, conhecido como Vhils, vai criar cinco murais em Newark, nos Estados Unidos, instalando uma das obras em cada um dos bairros da cidade que acolhem uma grande comunidade portuguesa. A iniciativa é do consulado de Portugal em Newark, liderado pelo cônsul Pedro Olivera, da câmara municipal da cidade e do Museu de Newark.

Vhils

“Os parceiros deste projeto valorizam as manifestações artísticas como parte do crescimento e desenvolvimento da cidade e, nesse contexto, destacam a relevância desta intervenção de um dos maiores expoentes mundiais na arte pública”, disse a organização em comunicado.

Para os responsáveis do projeto, esta parceria “constitui igualmente uma forma de reconhecimento da comunidade luso-americana” e do “seu contributo para a cidade.” A iniciativa foi formalizada numa cerimónia na qual participou, segundo a Lusa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Newark, Ras Baraka.

Recorde-se que, há três meses, foi anunciado que Vhils vai homenagear os imigrantes portugueses no Luxemburgo com um mural na capital luxemburguês.

In Revista Portcom