Os cruzeiros deram o segundo ‘óscar’ do Turismo ao Porto de Lisboa e o terceiro à capital, numa cerimónia dos World Travel Awards que valeu a Portugal 24 galardões.
Um dia depois da entrega dos prémios, em Itália, o Porto de Lisboa sublinhou, em comunicado, que a instituição e a cidade tiveram a concorrência directa de locais como Amesterdão (Holanda), Kusadasi (Turquia) e Veneza (Itália) a nível do melhor destino europeu para cruzeiros e melhor porto de cruzeiros.
“A APL – Administração do Porto de Lisboa, SA, congratula-se com a atribuição de ambos os prémios, os quais são o reconhecimento da qualidade do produto turístico oferecido, bem como da profícua relação de colaboração e de complementaridade entre a cidade e o seu porto”, lê-se na nota.
Para a APL, este “reconhecimento internacional” dá maior “visibilidade”, o que “será ainda potenciado com o novo terminal” em construção e que “colocará Lisboa e o seu Porto de Lisboa não só entre os melhores destinos e portos europeus, mas também a ní-vel mundial”.
O Porto de Lisboa tinha recebido em 2011 o prémio para melhor Porto Internacional de Cruzeiros, na sequência de um inquérito a passageiros, enquanto Lisboa tinha sido já distinguida como melhor destino europeu de cruzeiros na edição de 2009 World Travel Awards. No ano passado quer o Porto de Lisboa, quer a cidade tinham já ganhado nesta categoria.
Por seu lado, o Turismo de Lisboa recordou as várias unidades hoteleiras da capital distinguidas, assim como o “feito inédito até à data” de Portugal somar “22 distinções nas 93 categorias em que estava nomeado”.
Mais a Sul, o Algarve voltou a ser eleito como melhor destino de praia da Europa, o que se traduziu no seu quarto ‘óscar’.
O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, considerou que este novo prémio, pelo segundo ano consecutivo, é “motivo de máximo orgulho para o país e para o Algarve e evidencia o excelente trabalho desenvolvido por hoteleiros, municípios e entidades da região”.
A hotelaria algarvia arrecadou oito distinções.
Os vencedores da grande final mundial dos World Travel Awards – que reúne os melhores da África e Índico, América Latina, Europa, Caraíbas e América do Norte, Médio Oriente e Ásia – vão ser conhecidos em dezembro, numa cerimónia a realizar nas Maldivas.
Na lista geral, também foram premiados os Passadiços do Paiva (Arouca) na categoria de projeto mais inovador da Europa, enquanto a companhia aérea TAP arrecadou três prémios.
O Turismo de Portugal venceu o prémio de Gabinete de Turismo.