O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirmou que vai ser lançada em setembro uma plataforma digital de ensino da língua portuguesa para reforçar a oferta para crianças e jovens de pais que emigrem temporariamente de Portugal.
Na primeira sessão de formação presencial, no Instituto Camões em Lisboa, José Luís Carneiro referiu que a plataforma terá conteúdos, metodologias e uma pedagogia de ensino e aprendizagem para responder às necessidades de crianças, adolescentes e jovens que emigrem.
O Secretário de Estado salientou a necessidade de o Estado continuar a assegurar o ensino da língua às comunidades portuguesas no estrangeiro, acompanhando a evolução da língua e da própria comunidade.
Para tal, José Luís Carneiro disse que o novo estatuto do português deve passar «pela inclusão na estrutura de ensino curricular nos países de acolhimento, como uma língua integrada, aberta a todos que queiram aprender e a todos que a veem como um instrumento de vinculação à sua pátria, mas também a um mundo cada vez mais globalizado».
O caso francês, em que no ano letivo 2016/2017 permitirá o ensino da língua a mais de 400 mil alunos, foi apontado como exemplo.
«Queremos que a língua portuguesa seja um veículo de transição do pré-escolar ao ensino superior, tal como acontece em Portugal e dando as mesmas oportunidades aos portugueses que vivem fora», afirmou.