Há uma mensagem que vem tranquilizar os britânicos a viver na Madeira e que se aplica também aos madeirenses a viver no Reino Unido: "durante o processo de negociação para a saída do Reino Unido da União Europeia, nada vai mudar".

saidodoRUdaEU

Quem garante é a embaixadora britânica Kirsty Hayes que esteve, esta tarde, no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, numa sessão de esclarecimento sobre o 'Brexit' com cerca de 50 pessoas da comunidade inglesa que vive na Madeira.

Esta sessão foi a última de uma série de encontros com a comunidade britânica em Portugal e há muitas questões semelhantes, referiu a embaixadora. Questões principalmente a nível da residência em Portugal, sobre as pensões dentro da União Europeia, sobre o acesso futuro aos serviços públicos, sobretudo ao sistema de saúde. Os britânicos também fizeram questões sobre os direitos para viajar para a Madeira e outras partes de Portugal e perguntas em geral sobre o processo de negociação e a aquisição da dupla nacionalidade. "A minha mensagem principal é que durante todo este processo que irá demorar mais de 2 anos, nada vai mudar nem para os britânicos em Portugal nem para os portugueses no Reino Unido, mas obviamente o futuro não é tão claro porque até agora não temos uma visão descrita para o relacionamento britânico no futuro com a União Europeia. E precisamos de ouvir as opiniões dos portugueses e de outros estados-membros sobre este assunto", referiu Kirsty Hayes.

 

in Diário de Noticias