Todos pagaram e o Presidente da República não foi excepção. Pelo menos três mil madeirenses mostraram-se solidários com as vítimas dos incêndios e compareceram no jantar na Quinta Magnólia, segunda-feira à noite, no qual participou também Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente dos afectos.
Ao todo, este jantar organizado por cinco instituições de solidariedade social - Cruz Vermelha, Liga Portuguesa Contra o Cancro, CRIAMAR, Casa do Voluntariado e Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal Garo(u)ta do Calhau - rendeu pelos menos 30 mil euros, uma vez que foram vendidos todos os bilhetes disponíveis, no valor de 10 euros, e houve também quem contribuísse com mais algum dinheiro extra.
Ricardo Silva, responsável pela Garo(u)ta do Calhau, referiu ao DIÁRIO que o jantar superou as expectativas e que foram muitas as pessoas que compraram o bilhete e fizeram questão de marcar presença, demonstrando a sua solidariedade para com os mais necessitados.
O responsável salientou também que o Presidente da República fez questão de pagar o bilhete e que houve uma empresa que comprou 50 bilhetes para oferecer aos seus funcionários.
Disse ainda que a presença de Marcelo Rebelo de Sousa foi fundamental para o sucesso do jantar pois este mostrou ser “um Presidente da República diferente, com um estilo completamente diferente do anterior, acarinhando as pessoas”.
“Ele levou meia hora a chegar ao palco e mais meia hora a sair do palco. Beijou e abraçou toda a gente porque não há ninguém hoje [ontem] que não me diga que não beijou ou abraçou o presidente”, sublinhou, elogiando também o trabalho dos directores hoteleiros que colocaram mãos à obra e serviram comida para toda a gente.
Ricardo Silva acrescentou ainda que as críticas foram bastante positivas e que os vários artistas que actuaram de forma gratuita contribuíram para que todos se divertissem a ajudar os mais necessitados, neste evento que contou também com a colaboração de vários hotéis e restaurantes da Madeira, nomeadamente o Grupo Pestana, Enotel, Porto Bay, Savoy, Four Views, Reid´s e Estalagem da Encumeada.
Marcelo solidário
O Presidente da República não ficou indiferente à solidariedade dos madeirenses e além da sua presença entrou também no espírito de ajuda ao próximo e pagou 10 euros pelo seu jantar.
“Deram um exemplo notável ao país. O país está grato por aquilo que foi feito, aqui, na Madeira, bem hajam”, referiu, lembrando aos madeirenses que “a palavra seguinte é esperança”.
“Assim como estiveram todos e todas unidos naqueles dias e noites, é preciso continuarem solidários e unidos nas próximas semanas, nos próximos meses, nos próximos anos”, salientou.
“Aquilo que o Presidente da República aqui veio dizer em nome de todos é que assim como todos os portugueses estiveram solidários no passado no momento de dor, estão solidários convosco no presente e no futuro, num momento de esperança. Portugal está convosco”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.