Ismael Teixeira levou 11 horas, 13 minutos e 49 segundos a chegar à meta em Copenhaga. Durante o percurso rezou várias Ave-Marias e Pai-Nossos.

Padre Ironman Copenhaga1

O padre Ismael Teixeira, da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, chegou ao fim de uma prova “Ironman”, o nome que se dá às provas de triatlo de longas distâncias. O feito, inédito num sacerdote, teve lugar há precisamente uma semana, em Copenhaga, numa prova dividida em 3800 metros de natação, 180 quilómetros de bicicleta e 42,195 quilómetros (a medida exata de uma maratona) a correr.

O “Ironpriest” (padre de ferro) contou à Agência Ecclesia que assim que passou a meta se deixou levar pelas emoções: “Desatei a chorar, ajoelhei-me a rezar, beijei o chão dessa terra onde fiz a primeira loucura desportiva, como forma de agradecer a Deus”.

Segundo a mesma agência, Ismael Teixeira tornou-se no primeiro sacerdote no mundo a completar uma prova “Ironman”. O padre fez o tempo de 11 horas, 13 minutos e 49 segundos, tendo ficado em 910.º lugar da geral, num total de 2 848 atletas.

Para ajudar ultrapassar os desafios mais difíceis, durante as provas conta várias orações, como Ave-Marias e Pai-Nossos, o que leva a dizer que: “A oração é o ‘doping’, sobretudo na parte da natação, em que tenho mais medo, é a minha parte mais fraca. Claramente, é fundamental ser homem orante, encontro forças para seguir sempre adiante”, disse o sacerdote à Ecclesia, assinalando que também reza pelos outros atletas.

Desde a infância em Trás-os-Montes que o agora padre de 41 anos se habituou a praticar vários desportos. Atualmente também é atleta do Sport Lisboa e Benfica, o seu “clube do coração” desde criança, onde tem acesso a todas as estruturas que estão disponíveis para os outros atletas.

 

In Revista Port