O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou Maria Amélia Maio de Paiva como a nova embaixadora de Portugal em Moçambique, segundo a edição de hoje do Diário da República.
A ministra plenipotenciária de primeira classe, até agora à frente da embaixada portuguesa em Varsóvia, substitui na capital moçambicana José Augusto Duarte, nomeado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como seu assessor diplomático.
Moçambique continua a ser um destino estratégico para Portugal e Maria Amélia de Paiva recebe uma herança de peso. José Augusto Duarte foi, em 2015 distinguido com o prémio anual Francisco de Melo e Torres da Câmara de Comércio que distingue o chefe de missão diplomática que mais se destacou o no apoio à internacionalização de empresas portuguesas, na captação do investimento estrangeiro e contribuído para o crescimento da economia portuguesa.
A diplomata será substituída na embaixada portuguesa na capital polaca por José Silva Leitão, atual inspetor diplomático e consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros.