No próximo domingo, 31 de julho em nove paróquias da Madeira e Porto Santo vai haver festa religiosa com a componente de arraial.
O Campanário celebrará o Santíssimo Sacramento e na segunda-feira aquela paróquia irá realizar a festa de Nossa Senhora do Coromoto, a padroeira da Venezuela, país onde estiveram ou estão muitas centenas de naturais do Campanário.
Também na paróquia do Caniço vai decorrer a festa do Santíssimo Sacramento nesse domingo. Como é tradição na segunda-feira a seguir a festa realiza-se a festa do Sagrado Coração de Jesus.
Outra paróquia que vai estar em destaque no domingo 31 de julho é a do Espírito Santo, na Ilha do Porto Santo, com a festa do Santíssimo Sacramento também conhecida como «Domingo do Senhor».
A paróquia de Câmara de Lobos vai celebrar o Santíssimo Sacramento também no próximo domingo.
Na freguesia de São Vicente existe a paróquia das Feiteiras que tem como padroeira Nossa Senhora da Paz, cuja festa vai decorrer no domingo 31 de julho.
A paróquia de Santana vai assinalar a sua padroeira (Santa Ana) com festa no próximo domingo.
Nossa Senhora da Visitação vai ser celebrada na paróquia da qual é a padroeira e que se situa na freguesia de Santo António.
Santa Beatriz é a padroeira da paróquia de Água de Pena. A festa terá lugar no próximo domingo.
A festa de Nossa Senhora da Saúde na capela no sítio da Meia Légua, Ribeira Brava, vai decorrer nesse domingo.
Assim há muitos motivos para uma visita a estas localidades e para quem gosta de viver a verdadeira tradição dos arraiais madeirenses a ocasião é a mais propícia até porque o bom tempo que se faz sentir nesta época de Verão a isso aconselha.
Os horários das celebrações religiosas são os seguintes:
Campanário: 15 horas e 20 horas na segunda-feira
Caniço: 16 horas no domingo, 19h30 na segunda-feira
Espírito Santo no Porto Santo : 19 horas
Câmara de Lobos: 18 horas
Feiteiras; 16 horas
Santana: 15 horas
Visitação : 17 horas
Água de Pena: 16 horas
Ribeira Brava: 12 horas.
As procissões realizam-se no final das celebrações das Eucaristias das festas.