A Câmara Municipal de Câmara de Lobos decidiu deixar expostas as ornamentações nas ruas da baixa da cidade até ao dia 31 de Agosto. A decoração surgiu no âmbito das Festas de São Pedro e a autarquia refere que tem motivado muitas visitas de populares e turistas, devido à originalidade dos enfeites e das decorações.

 

decoracoes

Este foi o segundo ano em que a Câmara Municipal lançou o desafio às instituições da freguesia de Câmara de Lobos para ornamentarem as ruas. Ao todo são sete as instituições envolvidas na idealização e confecção das decorações, tendo a câmara municipal fornecido os materiais necessários.

A autarquia destaca a proposta mais “polémica” que partiu do Grupo de Teatro Metaphora, que resultou na instalação de mais de 130 tambores de máquinas de lavar e que "resultaram numa intervenção artística que tem dado que falar em toda a parte do mundo, sendo notícia em inúmeros sites e órgãos de comunicação internacionais".

A Associação Império da Ilha dedica as suas decorações aos apaixonados pela sua cidade nos Santos Populares- São Pedro, com a sua Rua dos Amores que promete ser palco de muitas declarações de amor.

Os Grupos dos Centros Comunitários municipais, 'Sempre Jovem' e 'Conviver com Alegria' propõem-nos uma viagem pelo fundo do mar.

O Centro de actividades Ocupacionais de Câmara de Lobos decora o largo ao lado da capela de Nossa Senhora da Conceição com elementos que evocam a tradição cestaria com cores que representam o conhecido tecido utilizado no folclore madeirense.

Já os escuteiros de Santa Cecília inspiraram-se na poncha. "Sendo esta uma das bebidas tradicionais da cidade de Câmara de Lobos estão representados os ingredientes das mais diversas variantes da bebida, assim como os utensílios utilizados na sua confecção".

O projecto da Casa do Povo de Câmara de Lobos, presta, segundo Carla Silva diretora da instituição, “homenagem aos pescadores deste centro piscatório e a Simão Pedro, também ele pescador”. Nas ornamentações estão representadas réplicas dos barcos típicos de Câmara de Lobos, denominado de “Xavelhas”.

in Diário de Notícias