Jill Biden, mulher do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mostrou-se “encantada com Lisboa, onde esteve dois dias antes de iniciar uma digressão por três países africanos para promover os direitos da mulher e o combate à fome.
Em breves declarações à agência Lusa, após uma visita demorada ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, Jill Biden realçou ser a primeira visita que faz a Portugal e, do que teve oportunidade de conhecer, considerou Lisboa uma cidade “absolutamente fantástica e bonita”.
“É a primeira vez em Portugal e Lisboa é uma cidade bonita absolutamente e fantástica. Ainda só cá estamos há um dia, mas já visitei o mosteiro (dos Jerónimos) e dei uma volta pela cidade [esteve, sexta-feira, na Torre de Belém]. Contaram-me um pouco da história [de Portugal)]”, afirmou.
Sobre a visita a África, para onde partiu no sábado ao início da tarde, Jill Biden indicou que iria deslocar-se ao Malauí, Etiópia e Tanzânia para se inteirar da situação dos direitos das mulheres e das raparigas e também dos efeitos da seca.
“Vou ao Malauí e Etiópia para me inteirar da situação da educação entre as mulheres e raparigas nesses países, onde irei perceber também como está a segurança alimentar, sobretudo num terceiro país, o Níger, onde a seca tem sido um problema, privando a população de alimentação”, explicou.
“Vamos a esses três países por muitas razões, mas essas são as principais”, acrescentou Jill Biden, que é acompanhada nesta deslocação por três irmãs e por uma comitiva que integra cerca de quatro dezenas de pessoas.
Numa outra declaração enviada à Lusa, o embaixador norte-americano em Lisboa, Robert Sherman, aludiu novamente à vitória de Portugal no recente Campeonato da Europa de futebol, disputado em França, manifestando-se “satisfeito” por Jill Biden ter visitado o “país campeão”.