A sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, é hoje palco das cerimónias oficiais do 20.º aniversário da organização lusófona, iniciativa que conta com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na cerimónia que assinala as duas décadas da CPLP – Comunidade dos países de Língua Portuguesa -, Marcelo Rebelo de Sousa recordou os membros que constituem a comunidade, sublinhando a “forma como a comunidade tem promovido a abertura para novas linhas”.
Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem baseada no futuro: “Não há comunidades que possam manter o sucesso se não forem comunidades a pensar no futuro das gerações vindouras e se não corresponderem aos anseios da generalidade das populações”.
Quanto à promoção da língua, o Presidente da República reconheceu que esta defronta novos desafios mas também novas oportunidades. Neste âmbito, Marcelo preferiu destacar o papel das comunidades lusófonas e a diáspora que fora das comunidades da CPLP promovem “contactos históricos seculares” e a “resistência no afeto pela língua e pelas tradições”.
Os representantes dos nove Estados membros – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – também participaram na cerimónia.
A CPLP foi fundada a 17 de julho de 1996, durante a I Conferência de Chefes de Estado e de Governo, em Lisboa.