O Primeiro - ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje que apresentaria a sua demissão na próxima Quarta - feira, e que a actual Ministra do Interior, Theresa May, assumiria esse cargo no mesmo dia. O ainda chefe do governo britânico referiu também que deseja presidir o seu último Conselho de Ministros, Terça - feira, e responder às perguntas dos deputados, na Quarta - feira, antes de entregar a sua demissão à Rainha.

segundamulherlider

O processo sofreu uma grande aceleração no dia de hoje. Com efeito, a Secretária de Estado britânica da Energia, Andrea Leadsom, candidata à liderança do Partido Conservador, anunciou retirar-se da corrida, deixando assim o caminho livre à Ministra do Interior, Theresa May, para suceder a David Cameron.

Em entrevista publicada hoje pelo jornal Telegraph, Andrea Leadsom confessou não ter aguentado a “tremenda pressão” e os “ataques constantes” de que foi alvo depois de ter anunciado a sua candidatura para liderar os "Tories", mas sobretudo, depois de ter feito um comentário pouco elegante sobre a sua rival, a Ministra do Interior, Theresa May.

A Ministra do Interior, Theresa May, de 59 anos de idade, vai tornar-se a segunda mulher a dirigir o Governo britânico, depois de Margareth Thatcher.

Theresa May prometeu hoje mesmo que vai tirar o país da UE, obedecendo assim ao resultado do referendo de 23 de Junho. "Brexit significa Brexit e nós vamos fazer com que seja um sucesso", afirmou Theresa May, que - na realidade - tinha feito uma campanha muito discreta a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia.

in RFI