A Secretaria do Estado das Comunidades Portuguesas vai promover, no corrente ano, a realização de (uma) edição do Programa “Portugal no Coração”, a ter lugar em Outubro próximo, que decorrerá na segunda quinzena daquele mês, com o objectivo de proporcionar visitas a Portugal de portugueses/as, que apresentem uma situação económica que não lhes permita suportar os encargos com uma estadia similar e, por essa mesma razão, não visitem o nosso país há mais de 20 anos, residam fora da Europa, que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente e que até ao início da viagem tenham completado 65 ou mais anos de idade.
Estando nas condições previstas do Regulamento, podem candidatar-se todos os nacionais, nomeadamente aqueles que se inscreveram no Apoio Social - ASIC, bem como recandidatarem-se os que não tenham sido seleccionados, por falta de vaga, nos anos anteriores. Após o Programa, os participantes poderão, temporariamente, prolongar a sua estadia em Portugal junto de familiares ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes. Os custos do programa são suportados pela DirecçãoGeral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas em cooperação com a transportadora portuguesa TAP Portugal e a fundação INATEL.
Aos beneficiários é ainda atribuido por esta Direcção Geral, um seguro colectivo de acidentes pessoais, cobrindo apenas os riscos durante as viagens e o programa turístico-cultural. Isto não impede, conforme já indicado no parágrafo anterior, que possam prolongar a sua estadia em Portugal por um período superior, apesar de, no tempo alargado, deixarem de estar abrangidos por o referido seguro colectivo.
Os Portugueses/Portuguesas que se encontrem nestas condições deverão dirigir-se aos Serviços Sociais deste Consulado-Geral munidos com os passaportes portugueses (o actual e os anteriores) a fim de preencher a respectiva “Ficha de Candidatura”. Os prazos de apresentação das candidaturas terminam a 5 de Setembro para este programa, “Por tugal no Coração - 20.º aniversário”.