O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, reuniu na véspera do terminus da sua visita à Venezuela com o vice-ministro dos Assuntos Europeus, Samuel Moncada, ex-embaixador da Venezuela no Reino Unido e na ONU, e antigo Ministro do Ensino Superior.

sergiomquesreuniucomviceministro

Na ocasião o SRAPE apresentou cumprimentos da Região Autónoma ao país Bolivariano, com quem partilhamos tantas ligações, bem como enunciou os objetivos da visita, nomeadamente garantir a proximidade à comunidade portuguesa, e madeirense em particular, num momento especialmente frágil daquele país. Da mesma forma manifestou a sua solidariedade com o povo venezuelano, instando- a ultrapassar da melhor forma possível, a crise económica e social que no presente momento atravessa;

O Vice-ministro referiu a importância da comunidade madeirense, em grande número e perfeitamente enquadrada com a sociedade venezuelana, nomeadamente pelo contributo que ao longo dos anos deu ao desenvolvimento daquele país; Garantiu igualmente continuar a dispensar a necessária atenção a esta comunidade, na lógica de persecução das excelentes e históricas relações entre Portugal e a Venezuela.
No último dia da sua Visita Sérgio Marques esteve em Vargas, visitando primeiramente o Centro Português de Catia La Mar, onde reuniu com a comunidade;

Seguidamente visitou as áreas mais afetadas pelo aluvião de Dezembro 1999. Na visita foi relembrado pela comunidade o papel de Sérgio Marques, na sua então condição de Eurodeputado, naquilo que se materializou na disponibilização da ajuda financeira à Venezuela para apoio à reconstrução das zonas afetadas, mas igualmente na mitigação e a prevenção de riscos e catástrofes naturais.

De resto Sérgio Marques acabou por ser distinguido em 2009 pelo Ministério Venezuelano para a Planificação e Desenvolvimento pelo seu envolvimento na execução dos projetos financiados pela União Europeia destinados ao apoio à reconstrução no Estado de Vargas bem como ao apoio à prevenção e mitigação do risco, contribuindo para a definição e execução de programas de gestão dos riscos naturais numa vasta zona adjacente à atingida pelas inundações de 1999, nos Estados de Falcón, Miranda e Yaracuy e Vargas.

As autoridades presentes recordaram a visita de Sérgio Marques em Fevereiro de 2000 às zonas mais afetadas, bem como a ajuda de emergência que a resolução do Parlamento Europeu subsequente conferiu, estimada em duas tranches de 3,5 milhões de €.

Recorde-se que ainda foram enviados mais 60 milhões de euros para os trabalhos de reconstrução.

Sérgio Marques recordou que também a Madeira tem como principal risco natural a ocorrência de aluviões, existindo , da mesma forma a persecução de um plano de prevenção de riscos de aluvião.

in FunchalNoticias