No domingo passado a Associação Flores da Madeira de Ormesson-surMarne (94) celebrou a festa da Madeira no parque do Morbras, naquela cidade dos arredores de Paris. Esta associação é a única em França a representar as tradições folclóricas da Madeira.
Também a Maire da cidade, MarieChristine Ségui, começou por declarar ter a sorte de ter muitos Portugueses a residir naquela cidade e “estou contente da existência deste grupo que honra a associação assim como a municipalidade”. A Associação sempre manteve boas relações com o município investindo-se na vida da cidade. “Tentamos ajudá-los sempre que podemos.
Esta festa já é conhecida e atrai sempre cerca de 5.000 pessoas, hoje o tempo não ajudou muito mas mesmo assim a presença portuguesa é muito forte”. Lionel Gouveia, Presidente da associação regozijou-se por haver tanta gente. “A festa inicialmente prevista em junho foi adiada devido ao mau tempo, não obstante continuar a chuviscar, há aqui muita gente”. Foi em junho de 1994 que a primeira edição teve lugar. “Fundei a associação e trabalhei com a associação de Pontault Combault e tive a ideia de representar a região da Madeira.
Há aqui muita gente originária da Madeira. Com alguns primos criá- mos assim a associação. Em França as associações representavam todo o país exceto a Madeira e nós viemos assim cobrir este buraco”, explicou ao LusoJornal. O grupo Hexagone também esteve presente para animar a festa. “Foi um espetáculo formidável, com muita gente e foi formidável fazermos este show com o público”. A banda regressa com vários espetáculos após o verão em França.
“Em Portugal vamos gozar as nossas férias, não temos nada agendado, mas é uma escolha nossa”, declarou Abílio Fonseca. A banda tem animado vá- rias festas em França e conhecido cada vez mais sucesso. Para além dos vários cantores, que cantaram recolhidos por causa da chuva, esteve também presente o Deputado Carlos Gonçalves, que reside precisamente em Ormesson-surMarne.