Marcelo Rebelo de Sousa tornar-se-á, em breve, um dos presidentes da República mais interessados nas temáticas madeirenses, senão o mais interessado. Decorridos apenas cerca de cinco meses depois da sua tomada de posse, o ‘professor’, conhecido comentador da actualidade nacional na comunicação social (aliás já foi jornalista) e docente universitário de Direito, agora investido do cargo de mais alto magistrado da Nação, deslocar-se-á no dia 30 de Junho ao arquipélago da Madeira para uma visita oficial que o levará, também, a conhecer as realidades ultraperiféricas da vizinha ilha do Porto Santo. Deverá permanecer até ao dia 2 de Julho.

MarceloRebelodeSousanasSelvagens

Antecedendo a visita presidencial, já se realizou uma visita preparatória de responsáveis da casa do presidente da República, preparando uma série de aspectos protocolares e oficiais. Dos quais, de resto, não será estranho que Marcelo Rebelo de Sousa se escape aqui e ali, já que é conhecido pela descontracção e pelo modo como ilude frequentemente o protocolo e mesmo a segurança.Tudo aponta para que o presidente da República vá conhecer também as ilhas Desertas e as Selvagens – sendo, no entanto, mais provável, conforme o FN apurou, que se desloque às Selvagens, para conhecer o ponto mais distante do arquipélago e do território português onde em breve será instalada uma representação permanente da Polícia Marítima. Parece haver um interesse especial nesta matéria, segundo as nossas fontes. Marcelo deverá aproveitar para conhecer esse posto policial nas Selvagens, cuja criação foi recentemente anunciada pelo secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, que deverá acompanhá-lo nesta visita.

No entanto, salvaguardamos que ainda não está totalmente confirmada essa visita às Selvagens, carecendo ainda de confirmação. Há aparentemente uma intenção, que pode, ou não, ser mantida e é susceptível de alteração. No entanto, a realizar-se, a visita às Selvagens não acontecerá aquando da recente visita de Marcelo à Região, mas sim só lá para finais do mês de Agosto. O presidente poderá vir a deslocar-se de helicóptero, como alternativa ao transporte naval.

De qualquer modo, permanece aparente o notório interesse deste presidente na nossa Região.

in FunchalNotícias