A Festa da Diversidade Cultural que decorreu este fim de semana, no Centro Cívico de São Martinho, e atraiu milhares de pessoas ao longo de dois dias, “foi um sucesso e os objetivos a que nos propusemos foram superados”. Este foi o balanço feito pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, ao evento da interculturalidade onde não faltou animação, gastronomia, etnografia, exposições, espetáculos musicais e uma verdadeira diversidade cultural.

BALANÇO 3

 


No dia de abertura esteve o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, acompanhado por Rui Abreu e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Marco Vasconcelos. No sábado, foi a vez do presidente da Câmara Municipal do Funchal visitar aquele espaço intercultural.

Em ambos os dias celebrou-se a Diversidade Cultural na Região, representada pelos mais de 11.000 imigrantes de 117 nacionalidades diferentes que residem na Madeira.

“Nesta grande festa estiveram representadas várias comunidades estrangeiras residentes na Madeira, oriundas de quatro continentes: da América do Norte, da América do Sul, da Europa e de África”, elencou Rui Abreu que falou sobre os grandes objetivos do evento.

“Promover a plena integração dos cidadãos estrangeiros que escolhem a Madeira para viver, para constituir família, para trabalhar foi o grande objetivo da Festa da Diversidade Cultural. “O espírito que se viveu durante estes dois dias de festa foi de respeito pela diferença entre culturas, de tolerância, solidariedade entre os povos, coesão social e diálogo”, sublinhou, apontando as centenas de madeirenses que durante dois dias estiveram na Festa da Diversidade Cultural e visitaram as 21 tendas que representaram 14 associações estrangeiras.

“Os madeirenses sabem acolher os cidadãos estrangeiros que escolheram a Madeira para viver. Foram centenas de madeirenses que aqui estiveram para conhecer a gastronomia e a cultura e as tradições dos vários povos estrangeiros residentes na Região, nomeadamente, o venezuelano, o brasileiro, o romeno, o ucraniano, o guineense, o angolano, o senegalês, o sul-africano, o indiano, o cigano, entre outros”.

Esta edição também foi rica em animação. Na sexta-feira subiram ao palco os grupos Flor x Daio, Sara Linhares, Roni de Melo, Miro Freitas e o DJ Maurílio Freitas. No sábado foi a vez de Tatiana Stkykhar, Nigga Marinho, Grupo de Danças Históricas e Antigas, Sementes da Música, Dupla de 2, Banda 3D, João Quintino e o DJ Hugo Basílio.
Uma iniciativa do Governo Regional, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, e da Junta de Freguesia de São Martinho, que celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) a 21 de maio.