A XXIII Semana Cultural Madeirense celebrada no Canadá, regressou em força, após um interregno de três anos devido à pandemia. A ‘Madeirensidade’ foi celebrada em Toronto nesta grande festa anual que este ano decorreu de 21 a 29 de abril, com um cartaz bem preenchido.

CANADÁ 

 

 


Durante cinco dias houve animação, música, dança, folclore madeirense e gastronomia regional. Vários artistas passaram pelo palco deste certame. Houve, ainda, espaço para várias exposições e mostras alusivas ao património cultural madeirense, nomeadamente o Bordado Madeira e trabalhos em Vime.
Uma iniciativa da Casa da Madeira de Toronto, que este ano superou as expetativas. “Este é um evento de enorme importância e de grande dimensão e por isso é sempre muito esperado pelos madeirenses, pelos portugueses e pela comunidade local. Foi com grande entusiasmo, regozijo e paixão que canadianos, portugueses e madeirenses viveram a XXIII Edição da Semana Cultural Madeirense”, disse o Conselheiro das Comunidades Madeirenses no Canadá, José Rodrigues.
“Foi uma festa bem tradicional, onde estiveram centenas de pessoas que puderam contactar com a cultura, as tradições e os usos e costumes madeirenses”, referiu o Conselheiro que também é responsável pela habitual exposição de livros associados à RAM.
O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, elogiou a iniciativa, aproveitando para deixar uma mensagem à Diáspora na cerimónia de encerramento do certame.
“A Semana Cultural Madeirense celebrada no Canadá é mais do que um evento. É o símbolo de que os nossos conterrâneos que emigram são um dos maiores ativos da Região e do País”, começou por dizer Rui Abreu.
“São os nossos emigrantes que afirmam a ‘Madeirensidade’ nos países de acolhimento. São os nossos emigrantes que, ao levarem consigo as tradições, os valores e a cultura madeirenses, contribuem para a nossa assinatura na arquitetura das civilizações do mundo”, sublinhou.
Neste sentido, Rui Abreu agradeceu a todos os que participaram e estiveram presentes na XXIII Semana Cultural Madeirense em Toronto. Enviou, também uma palavra de gratidão à associação promotora do evento.
“Deixo uma palavra de agradecimento a todos os participantes. E um reconhecimento especial à Casa da Madeira de Toronto por manter vivos o associativismo e a identidade cultural madeirenses em terras distantes”.