Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, iniciou no passado dia 23 de novembro a sua primeira visita oficial às Casas da Madeira em Coimbra e no Norte.

casa madeira coimbra

 

Incursão que pretende sublinhar a importância das Casas da Madeira no continente e nos Açores na promoção da cultura madeirense, e no apoio aos que estão fora da Região.

"Estas instituições são veículos de promoção e divulgação do património cultural madeirense nas Regiões onde estão presentes: seja nos Açores, em Coimbra ou no Norte", disse, realçando ainda o facto de prestarem um "apoio importantíssimo à comunidade madeirense", declarações proferidas no final de uma reunião mantida com o responsável pela Casa da Madeira em Coimbra.

"A Casa da Madeira de Coimbra, por exemplo, para além de conceder apoio aos estudantes madeirenses, ao abrigo Serviço de Procuradoria, também apoia os doentes madeirenses que se deslocam a esta Cidade para a realização de tratamentos médicos, através do Serviço de Apoio ao Doente", frisou. "E ainda há uma funcionária para o acompanhamento dos doentes, paga pela Casa da Madeira em Coimbra, fruto de um protocolo com o SESARAM", acrescentou.

Serviços que ajudam os jovens estudantes e outras pessoas que precisam de fazer tratamentos médicos fora da Região.

"É por tudo isto que a DRCCE, a entidade governamental que tutela as Casas da Madeira em território nacional, vai continuar a estabelecer contratos-programa com todas as Casas para financiar as atividades que desenvolvem fora da Região", garantiu o governante.

A visita de Rui Abreu às Casas da Madeira pretende também assegurar “uma maior proximidade com estas Regiões onde vivem tantos madeirenses" e também "para se inteirar acerca das necessidades e expectativas destas associações".

Neste âmbito, em novembro de 2020, Rui Abreu já tinha estado na ilha de São Miguel, para assinalar as obras de remodelação da Casa da Madeira nos Açores. Passados dois anos, após o fim das restrições da pandemia, o responsável pelas Comunidades, visitou hoje a Casa da Madeira em Coimbra, e amanhã será a vez da Casa da Madeira no Norte.