agosto e setembro foram meses de muita procura “Batemos o nosso recorde mensal em setembro com 676 atendimentos. E em agosto também tivemos um bom rácio, com 663 pessoas atendidas. Foram os dois meses com maior número de atendimentos no nosso balcão da Loja do Cidadão desde a sua abertura”, disse o governante, explicando que os números de agosto e setembro coincidem com a vinda de emigrantes à Madeira para passar férias.

atendimentos disparam nas férias

 


“Os nossos emigrantes, quando passam férias na Madeira, aproveitam para tratar de assuntos junto dos nossos serviços. Como todos sabem, a maioria dos consulados portugueses no estrangeiro não conseguem dar respostas em tempo útil, daí a subida do número de atendimentos em plena época estival”, constatou, lembrando a falta de investimento de Lisboa na rede consular.
“Falta de investimento na rede consular é lamentável”
“É lamentável a falta de investimento na rede consular, por parte do Governo da República. Os consulados fazem o melhor que podem, mas a falta de recursos humanos leva a grandes atrasos nos atendimentos”, lamentou, exemplificando: “Uma simples marcação pode demorar meses, e renovar os documentos outros tantos. Por isso, as pessoas acabam por tratar dos seus assuntos quando vêm à Madeira, onde os serviços são efetivamente mais céleres”.
Por tudo isto, o responsável pela pasta das Comunidades considera a abertura do balcão na Loja do Cidadão “a opção mais acertada”.
“Em abril de 2021, abrimos o nosso primeiro balcão de atendimento na Loja do Cidadão. Dada a grande procura que houve ao longo do ano passado, houve a necessidade de termos mais um posto de atendimento”. O governante continuou: “Em julho deste ano, passámos a ter dois postos de atendimento da Direção Regional na Loja do Cidadão, e foi mais uma aposta ganha”.