O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, recebeu esta sexta-feira, no Palácio do Governo, o Cônsul-Geral da Colômbia em Portugal, Juan David Herrera, que se deslocou à Região, com uma comitiva, para a realização de uma Jornada Consular.

01 RA CONSUL COLOMBIA 01

 


A Jornada Consular decorre este sábado no Funchal no Funchal, no Consulado Honorário da Colômbia, informou Juan David Herrera ao governante madeirense. Rui Abreu elogia a iniciativa dirigida aos cidadãos colombianos residentes na RAM.
“Temos cerca de 70 cidadãos colombianos a residir na Madeira, que este sábado poderão tratar dos seus documentos no Funchal, graças a esta Jornada Consular. Assim não têm de se deslocar propositadamente a Lisboa para fazê-lo”.
Para além dos colombianos, alguns cidadãos venezuelanos vão usufruir desta Jornada Consular. “Temos cidadãos venezuelanos que também têm a nacionalidade colombiana. Normalmente embarcam para a Colômbia para tratar da sua documentação. Agora com esta iniciativa os cidadãos com dupla nacionalidade poderão aproveitar a presença do Consulado Geral da Colômbia para renovar documentos e realizar outros atos consulares”, explicou Rui Abreu.
O governante com a pasta das Comunidades sublinhou, ainda, que “os cidadãos colombianos residentes na Região estão bem integrados na sociedade madeirense”, referindo que a integração dos estrangeiros que escolhem a Madeira para viver e/ou trabalhar é uma das prioridades do Governo Regional.
“Sabemos bem o que é a emigração. Sabemos o que é ter os nossos irmãos madeirenses a residir em países terceiros. Talvez seja por isso que sabemos acolher todos os cidadãos estrangeiros que decidem viver na Madeira”, concluiu.