Os Governos Regionais da Madeira e dos Açores fizeram um balanço positivo da Cimeira Insular das duas Regiões Autónomas que decorreu entre 13 e 15 de setembro no Funchal.

CIMEIRA ATLÂNTICO

 

O grande objetivo da Cimeira é estreitar a cooperação entre os arquipélagos, de forma a estabelecer um novo diálogo entre a República e as Regiões.
Depois de vários encontros entre os chefes dos executivos da Madeira e dos Açores, após a assinatura de 25 protocolos de cooperação, e uma visita à Casa da Madeira nos Açores, os dois governos deram por terminada a Cimeira de três dias.
O presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, destacou o papel do trabalho conjunto nos objetivos alcançados quer no quadro comunitário de apoio, quer no plano de recuperação e resiliência.
“Conseguimos aumentar as verbas para as Regiões Autónomas, conseguimos a comparticipação dos 80%, e conseguimos uma série de conquistas que são resultado do nosso trabalho conjunto”, disse Albuquerque.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, diz que a união entre as duas regiões cria vantagens competitivas em relação ao País e à União Europeia.
“Pretendemos, com esta afirmação, o reconhecimento do País e da União Europeia quanto a este património natural, a visão estratégica comum que temos, e sobretudo a aliança da ciência e da tecnologia que irá potenciar a criação de riqueza”, afirmou o governante açoriano.
O próximo encontro está agendado para 2024, nos Açores.