O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, recebeu esta semana em audiência, o administrador da Missão Católica Portuguesa em Caracas, Pd. Carlos Abreu, o presidente do Lar Geriátrico de Maracay e Cônsul-Honorário de Maracay, Marcelino Canha, o Cônsul-Honorário de Puerto Ordaz, Vitor Vieira, e o Conselheiro das Comunidades Madeirenses na Venezuela, Aleixo Vieira.

RA REUNE COM PERSONALIDADES VENEZUELA


A reabilitação da Ermida de Nossa Senhora de Coromoto e de Fátima, em São Bernardino, e a colocação desta igreja novamente no centro da vida da comunidade madeirense foram os temas centrais do encontro.
“O Padre Carlos Abreu tem um grande desafio pela frente. Chegou numa altura difícil, e assumiu a administração da Missão Católica Portuguesa em Caracas numa época de pandemia, depois do falecimento do Padre Alexandre, que era um grande aglutinador da Comunidade”, explicou Rui Abreu.
A grande prioridade, agora, é reabilitar a Ermida para voltar a ocupar o lugar que sempre ocupou na Comunidade, disse Rui Abreu, sublinhando a importância da Ermida de Nossa Senhora de Coromoto e de Fátima.
“A Missão Católica Portuguesa em Caracas era o núcleo central da vida religiosa da Comunidade. Na Ermida eram realizados todos os batismos, casamentos e crismas da Comunidade. A Igreja era local obrigatório, também, para as festas madeirenses”, lembrou.
Mais importante, ainda, é o simbolismo que a Missão tem. Rui Abreu recordou que quando se deu a tragédia de Vargas, há 20 anos, a Igreja serviu de grande apoio à Comunidade. “Dezenas de madeirenses, desalojados pelas enxurradas encontraram lá o seu porto de abrigo. Desde então, este lugar passou a ser sagrado para a Comunidade”.
Por isso, o diretor regional apelou à solidariedade da Comunidade e das Instituições, lembrando que a Ermida não precisa de obras estruturais, mas de “obras primárias com alguma dimensão devido ao tamanho da Igreja.
“Agora, é a Missão Católica Portuguesa que precisa do apoio da Comunidade para se reerguer e voltar a ocupar o seu lugar junto da Comunidade”, concluiu.

Inauguração do Santuário de Nossa Senhora, em Los Teques
Durante a reunião, houve um momento de reflexão. O pároco, Carlos Abreu confessou que não fica nada indiferente com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, para a inauguração da réplica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Los Teques.
“É uma honra contarmos com a presença do presidente do Governo Regional nas cerimónias de abertura de um espaço religioso e social tão emblemático para a Comunidade Madeirense, especialmente a 13 de outubro, data que coincide com o aniversário do falecimento do padre Alexandre Mendonça”.

Luso-descendentes querem documentos em dia
Os madeirenses e descendentes de madeirenses residentes na Venezuela procuram, cada vez mais, ter os documentos em dia. Isto mesmo foi adiantado pelo Cônsul-Honorário de Maracay e pelo Cônsul-Honorário de Puerto Ordaz durante a reunião que mantiveram com Rui Abreu.
“Há um grande aumento de pedidos de documentos, como cartões de cidadão e passaportes, nos Consulados-Honorários de Puerto Ordaz e de Maracay”, disse Rui Abreu, constatando que “hoje, as pessoas querem ter os documentos em dia, ao contrário do que acontecia há alguns anos”.
Rui Abreu, sublinhou ainda a importância destes consulados-honorários, localizados fora de Caracas. “O de Puerto Ordaz fica a apenas 800 quilómetros da fronteira com o Brasil, daí a relevância destes consulados no apoio aos consulados gerais de Valência e de Caracas”.