Uma nova era começa para a Missão Católica Portuguesa em Caracas, na Ermida de Nossa Senhora de Coromoto e de Fátima, em São Bernardino, pelas mãos do novo administrador, o Padre Carlos Abreu, que veio substituir o falecido Pe. Alexandre Mendonça.

DIA 6

 


Isto mesmo foi constatado esta terça-feira pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, aquando a deslocação às instalações da Missão Católica. Acompanhado pelo Pe. Carlos Abreu, nascido na Venezuela e filho de pais madeirenses do Campanário, Rui Abreu ficou a conhecer os desafios da nova administração
Durante algum tempo a Igreja esteve inativa, devido às restrições impostas pela pandemia e à doença e falecimento do o Pe. Alexandre Mendonça, antigo administrador da Missão. Agora a Igreja precisa de obras de recuperação para proteger os vitrais, de manutenção dos próprios vitrais e tratamento de madeiras, explicou o governante.
Lembrando que a Ermida de Nossa Senhora de Coromoto e de Fátima, em São Bernardino, já foi a Igreja com maior participação da Comunidade, Rui Abreu apelou à solidariedade da Comunidade e das Instituições para reerguer o Centro da Missão Católica Portuguesa em Caracas.
“Este era o núcleo central da vida religiosa da Comunidade em Caracas. Aqui eram realizados quase todos os batismos, casamentos, crismas, primeiras-comunhões, retiros espirituais. Era, inclusive, local obrigatório para a realização de arraias madeirenses”, recordou Rui Abreu.
Mais importante ainda é o simbolismo que a Missão tem para a Comunidade. “Esta Igreja serviu de grande apoio, quando se deu a tragédia em Vargas. Dezenas de madeirenses desalojados pelas enxurradas, há 20 anos, encontraram o seu porto de abrigo neste local. Desde então passou a ser um lugar, para além de sagrado, também emblemático para toda a Comunidade”.
Agora é a Missão Católica Portuguesa que precisa do apoio da Comunidade. Neste sentido, Rui Abreu apelou “à solidariedade dos Madeirenses e das Instituições” para que a Missão se possa reerguer e voltar a ocupar o lugar que sempre ocupou na Comunidade.
Entretanto, vozes da Comunidade já se fizeram ouvir. Logo após a visita do diretor regional à Missão, a Comunidade de Caracas manifestou total disponibilidade em apoiar as obras de recuperação e de manutenção da Igreja da Ermida de Nossa Senhora de Coromoto e de Fátima.
Quanto à filosofia da nova liderança da Missão Católica Portuguesa em Caracas, Rui Abreu mostrou-se muito satisfeito. Por um lado, imprimiu um novo dinamismo ao Centro, e por outro fez uma transição suave da anterior administração.
“Não é fácil substituir alguém tão carismático como o Pe. Alexandre Mendonça, que teve um papel muito ativo e importante junto da nossa Comunidade. E é aqui que entra o Pe. Carlos Abreu, de forma suave mas também empenhada ”, referiu Rui Abreu.
“A pedra basilar da nossa filosofia são as pessoas. Por isso, não quero fazer desta edificação um Museu. A Missão faz-se de pessoas, e para as pessoas”, sublinhou o Pe. Carlos Abreu, falando sobre outro desafio que tem em mãos: retomar o serviço que religioso que, atualmente, só se realiza aos sábados.
O sacerdote lembrou, ainda, que todos são bem-vindos ao templo. “As portas da Igreja estão sempre abertas, seja para aqueles que aqui querem vir rezar, quer para a realização de eventos de índole cultural, social ou religioso que a Comunidade queira realizar”, concluiu o novo administrador da Missão.