O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistiu esta quinta-feira, 31 de março, na Sé do Funchal, ao concerto da Orquestra Clássica da Madeira (OCM) pelo centenário da morte do Beato Carlos, último Imperador da Áustria.
Neste concerto, por iniciativa da Embaixada da Hungria em Lisboa, a OCM esteve sob a direção do maestro convidado, Tibor Bogányi, contando, ainda, com a participação do solista e violinista Vilmos Szabadi.
No mesmo dia, no âmbito desta efeméride, o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes inaugurou a exposição temporária ‘Memória da passagem pela Madeira de Carlos, Imperador da Áustria e Rei da Hungria’. Os elementos desta mostra fotográfica captados pelos Perestrellos Photographos, entre 1921 e 1922, retratam alguns dos momentos mais marcantes da passagem do beato Carlos pela Madeira.
A "Ilha do Imperador", uma exposição que está patente na Quinta Magnólia, combina a escultura com a fotografia. Destaque-se o busto e retrato a grafite do Imperador, da autoria de Martim e Ricardo Veloza, respetivamente, e as obras da artista madeirense, Carla Cabral.
Nesta exposição, no exterior, é possível ainda ver o carro que transportava o Imperador enquanto estava na Madeira.