Durante o mês de julho, estão abertas as inscrições para um novo curso de Português ‘online’, ministrado pela professora Ana Rita de Lima e apoiado pela Fundação Cultural Luso-venezuelana Camões.

Inscrições curso portugues

 

As aulas irão decorrer durante os meses de outubro de 2021 a julho de 2022 (cursos regulares, uma vez por semana) e entre setembro e dezembro de 2021 (cursos intensivos, duas vezes por semana, no total de 120 horas). O curso está enquadrado na Tabela Comum Europeia de Referência para Línguas, oferecendo os níveis A1 (inicial), A2 (básico), B1 (nível intermediário), B2 (intermediário avançado), C1 (avançado) e C2 (mestrado). Por meio da plataforma http://www.camoesfclv.org/portuguesonline, os utilizadores podeter aulas virtuais de português no formato do acordo ortográfico estabelecido entre os países de língua portuguesa. No aspeto gramatical, explica as diferenças entre as versões brasileira e europeia que ainda são utilizadas em certas áreas. As diferenças mais marcantes entre o português brasileiro e europeu são apontadas no que diz respeito ao vocabulário e às expressões idiomáticas.

O curso possui 2 partes fundamentais: aulas assíncronas, por meio virtual como a plataforma Google Classroom e atividades por e-mail, com conteúdo que o aluno pode aceder a qualquer hora, 24 horas por dia; e aulas síncronas, mais conhecidas como aulas ao vivo, por meio da plataforma Google Meet, onde pode trabalhar com atividades de expressão oral com interação, fonética e pode fazer todas as consultas sobre o curso. Adicionalmente, existe a possibilidade de escolher entre cursos personalizados (aulas individuais e com horário a escolher pelo aluno) ou cursos em grupo (com mínimo de 6 e máximo de 15 alunos, com horário fixo previamente estabelecido de aulas síncronas).
In JM-Madeira