José Elías García Pereira, lusodescendente que foi contratado pelos Los Angeles Dodgers, continua a trabalhar para atingir as ligas principais.

Arizona League

 


Herdeiro de uma tradição familiar de basebol, José Elías García Pereira orgulha-se de seguir os passos do primo, que está na Liga Principal de Basebol, Miguel Rojas (Miami Marlins), e do pai, que sempre praticou essa disciplina. Apesar da pouca idade, as coisas correram bem para este luso-venezuelano que, depois de ter sido contratado pela organização Los Angeles Dodgers, conseguiu agora a aguardada promoção à Liga e prepara-se em Phoenix, Arizona, com vista à sua participação na Liga do Arizona.

O lusodescendente treinou apenas com a seleção venezuelana, mas em 2019 jogou a primeira liga como jogador profissional de basebol na República Dominicana, na ‘Fazenda’ da Liga Dominicana de Verão (DSL) dos Dodgers. Foi premiado com o ‘Jogador do mês de agosto’ com média de 0,333 pontos.

Amor começou cedo

Nascido e criado em Santo António de Los Altos, o amor pelo basebol começou cedo. Com 3 anos e meio começou a praticar em Los Castores e depois em La Arboleda (La Fragua), onde treinou até à pré.

“Por causa das raízes portuguesas, a minha mãe sempre quis que eu jogasse futebol. Quando criança, eles colocaram-me em vários desportos, mas o que eu gostava era o basebol. A minha família sempre me apoiou. Tudo o que sou é graças ao meu pai, à minha mãe e à minha irmã, eles são o pilar”, afirma, reconhecendo que, devido à visão estratégica do pai, aprendeu inglês desde os 12 anos.

Inglês é vantagem

“Conheço o inglês desde pequeno, isso tem-me servido bem. Quando estive na República Dominicana, dos apanhadores era o único que falava inglês, traduzi para os outros jogadores, o que me permite estar um passo à frente”, realça.

“Um dos meus sonhos, no futuro, é que aqui consiga uma equipa, um campeonato, como já aconteceu em outros países como Espanha, Alemanha ou Itália onde o desporto por excelência é o futebol, mas também jogam basebol”, afirmou

“Sou meio venezuelano meio português. Estou ligado a Portugal pela gastronomia, pela fé católica, pela devoção a Fátima, para além dos valores que me incutem em casa: humildade, responsabilidade, pontualidade, respeito”.

Fora do campo, José Elías sonha em formar três alicerces. Um que apoia crianças com autismo, em homenagem a Nicolás, seu melhor amigo da escola e que tinha essa condição. Outro para crianças com deficiência motora e outro para crianças em situação de rua.