A Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa assinou contratos-programa que vão permitir apoiar monetariamente as Casas da Madeira nos Açores, em Coimbra e no norte do País.

3964df94 e753 4ba2 ab4b 3ed2880be8ae

 

 


O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, assinou ontem, 6 de julho, o contrato-programa com a Casa da Madeira em Coimbra, referente ao ano 2021. Já antes, no passado dia 15 de junho, foi assinado o contrato-programa com a Casa da Madeira nos Açores, ficando a faltar apenas a Casa da Madeira do Norte.

Na cerimónia esteve presente o presidente daquela instituição, Pedro Correia, que aproveitou a ocasião para apresentar cumprimentos ao governante madeirense, e para elogiar a proximidade e o trabalho desenvolvido pela DRCCE junto da comunidade madeirense em Coimbra.
Rui Abreu sublinhou a importância do apoio às três casas da Madeira no valor global de 24.500 euros. “Apoiar as Casas da Madeira é apoiar as comunidades madeirenses que residem nos Açores, em Coimbra e no norte do País, através das atividades culturais, desportivas e sociais desenvolvidas por estas instituições”.

Por outro lado, continuou o diretor regional, as Casas da Madeira também promovem e divulgam o património cultural madeirense junto das comunidades locais, difundindo a cultura e as tradições madeirenses.

“As Casas das Madeira têm desenvolvido um vasto rol de atividades culturais de divulgação da nossa Região, bem como a integração dos madeirenses que, chegados aos Açores, a Coimbra e ao norte, procuram o auxílio das nossas Casas”, explicou.

Na Casa de Coimbra, exemplificou Rui Abreu, a sede é também um local de convívio, e claro, de apoio a todos os sócios. Esta instituição disponibiliza, também, serviços de procuradoria, e três salas, uma de estudo, uma de informática e outra de convívio.

As Casas da Madeira dispõem ainda de dois serviços específicos de grande importância em termos sociais, lembrou Rui Abreu: o Serviço de Apoio aos Doentes e o Serviço de Apoio aos Estudantes.

“É devido ao importante trabalho desenvolvido pelas Casas da Madeira junto das nossas comunidades madeirenses que residem fora da Região que a Direção Regional vai continuar a reforçar os laços e a apoiar estas instituições nas vertentes financeira, social e cultural”, concluiu.